Finalmente a Caixa Econômica Federal liberou o tão prometido empréstimo a população de baixa renda pelo aplicativo Caixa Tem. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira (27). O crédito poderá ser contratado com valores de R$ 300 a R$ 1.000, sobre taxas de 3,99% ao mês, com pagamento em até 24 vezes.
O Caixa Tem disponibiliza dois tipos de empréstimos, o Pessoal e o Produtivo. A primeira opção é destinada as despesas pessoais, já a segunda é para dívidas ou investimentos em negócios. Para ambas, as condições são as mesmas já mencionadas.
No entanto, para ter acesso aos empréstimos será necessário atualizar o cadastro no Caixa Tem com as informações pessoais. Para os cidadãos que já são correntistas do aplicativo, a atualização será liberada de forma escalonada, conforme o mês de aniversário. Confira o calendário:
Já os cidadãos que ainda não possuem uma conta poupança social digital, poderão realizar o cadastro no Caixa Tem e solicitar o crédito a partir do dia 8 de novembro, também seguindo o mês de aniversário de cada um. Veja as datas a seguir:
Após a atualização cadastral, o usuário poderá solicitar o empréstimo do Caixa Tem diretamente no aplicativo. O valor sugerido pode variar conforme o resultado da análise de crédito.
“Antes de contratar, lembre-se de fazer as contas para ver se o valor das parcelas cabe no seu bolso, pois é importante manter o pagamento do empréstimo em dia para que sua vida financeira fique sempre organizada”, diz uma nota disponível no aplicativo.
De modo geral, podem contratar o empréstimo: autônomos e beneficiários de programas sociais, como o Auxílio Emergencial, por exemplo. Neste sentido, a oferta do empréstimo estará disponível para todos que possuem uma conta no aplicativo e que já tenha realizado a atualização.
Além disso, para que a contratação seja efetivada, o cidadão deve ter sido aprovado pela análise de crédito na Caixa e ter limite disponível para contratar. Ressaltando que o nome não pode estar negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.
Entretanto, vale ressaltar que as linhas de crédito não poderão ser contratadas por beneficiários do Bolsa Família. Isso porque, segundo a instituição, o procedimento de atualização cadastral cancela o cartão do benefício.
“As pessoas que vão receber auxílio (emergencial) não terão esse crédito. Por quê? Porque elas não têm condições de pagar”, disse o presidente da Caixa, durante o evento de lançamento.
Com relação ao aumento do crédito após a contratação, não há data certa para uma nova avaliação. “Mas, se for útil para você e couber no seu orçamento, use o valor liberado hoje, faça os pagamentos em dia e assim construa um histórico de relacionamento com a Caixa”, afirma a estatal.