A atualização cadastral no aplicativo Caixa Tem está disponível para o grupo de beneficiários, conforme sua data de nascimento. A Caixa Econômica Federal, gerenciadora dos pagamentos do auxílio emergencial, aconselha que todos os titulares das contas poupança sociais digitais incluam as informações pessoais solicitadas para garantir mais segurança nas movimentações.
A atualização não é obrigatória, ou seja, o cidadão que não conseguir fazer o procedimento não será impedido de receber nenhum benefício. A liberação para atualizar acontece de forma escalonada e o cronograma segue o mês de nascimento dos usuários. O calendário vai até o dia 31 deste mês, quando for disponibilizado aos nascidos em dezembro.
O Caixa Tem é distribuidor de vários benefícios do governo, como o BEm (Benefício Emergencial), pago a quem teve o salário reduzido durante a pandemia do coronavírus, o abono salarial do PIS, o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e mais recentemente, o Bolsa Família.
A plataforma oferece diversos serviços e entre eles estão: o pagamento de contas e boletos, compras online com o uso do cartão de débito virtual, transferências, PIX e mais tramitações. O app foi criado em 2020, para repassar os pagamentos das parcelas do auxílio emergencial.
Em relação à atualização dos cadastros, não é preciso ir até uma agência do banco para fazer o procedimento. Basta usar o celular para concluir inclusão de dados.
Calendário para as atualizações
Mês de nascimento | Dia para fazer atualização |
Janeiro | 14 de março (dom) |
Fevereiro | 16 de março (ter) |
Março | 18 de março (qui) |
Abril | 20 de março (sab) |
Maio | 22 de março (seg) |
Junho | 23 de março (ter) |
Julho | 24 de março (qua) |
Agosto | 25 de março (qui) |
Setembro | 26 de março (sex) |
Outubro | 29 de março (seg) |
Novembro | 30 de março (ter) |
Dezembro | 31 de março (qua) |
O que se pede e como atualizar o cadastro?
No momento da atualização, o cliente precisa aderir a uma poupança digital diferente, que recebeu o nome de “Cliente Top”. Ele é obrigado a concordar com o novo termo de contrato antes de iniciar o processo de atualização.
Após esses cliques, nos quais o usuário vai aderir à opção “Quero ser um Cliente Top”, basta informar os dados solicitados:
- Nacionalidade
- Endereço
- Se tem vínculo empregatício formal
- Renda mensal
- Profissão
- Patrimônio
Depois de assinalar todos estes dados, o cliente precisa, ainda, enviar duas fotos. A primeira refere-se a um documento de identificação (RG ou CNH). A segunda é uma “selfie” (foto do próprio rosto) tendo como exigência a presença do cidadão e do documento anteriormente anexado.
Vale lembrar, que para isto, o usuário deve clicar em “Atualize seu cadastro” no aplicativo e enviar a documentação solicitada.