A Caixa Econômica Federal está limitando os acessos simultâneos no site internet banking e no aplicativo do banco, fazendo com que muitos usuários não realizem pagamentos de boletos ou não consigam fazer nenhuma movimentação bancária.
De acordo com a Instituição, a restrição no número de acessos evita que a alta quantidade de transações concomitantes interfira no sistema. No entanto, a medida impede os acessos dos clientes após um período previsto, e aqueles que conseguem entrar em uma das plataformas estão sujeitos a passar pela lentidão operacional.
Nas redes sociais, vários usuários estão reclamando que não conseguem acessar os canais digitais do banco há 15 dias. Alguns revelam que os seus negócios estão sendo prejudicados, já que não conseguem realizar pagamentos aos fornecedores que essencialmente precisam desse meio de repasse.
Na manhã desta quarta-feira (10), o site da Caixa passou por instabilidades. Nesses casos, o banco sugere que as pessoas acessem outros meios, como terminas de autoatendimento, lotéricas, correspondentes Caixa e agências da Instituição.
Caixa Tem consegue liberar senha de saque no caixa eletrônico
O Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica Federal, foi criado pelo governo para a distribuição dos pagamentos de benefícios como o auxílio emergencial e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS). A plataforma está disponível para os sistemas Android e iOS.
O app funciona como uma conta poupança, mas sem custos aos usuários. Suas funções são parecidas com as de outros aplicativos de carteira virtual. As pessoas que usam o aplicativo podem realizar transferências por meio do DOC e Pix, podendo destinar o dinheiro a bancos tradicionais ou digitais.
Com saldo em conta, é possível que o cliente faça transferências ilimitadas para contas da Caixa, e até três transações mensais para outros bancos com limite por movimentação de R$ 600 e de R$ 1 mil por dia.
A conta social digital disponibiliza acesso às informações sobre os benefícios, além de poder saber sobre Abono Salarial do PIS, Seguro-Desemprego e Bolsa Família.
Além de tudo, o banco libera um cartão de débito virtual que pode ser solicitado no próprio app, para ser usado em compras feitas pela internet.
Como gerar o código no Caixa TEM para fazer saque?
- Primeiro, o trabalhador deve acessar a sua conta poupança digital no aplicativo;
- Depois, o usuário deve ir na opção saque e informar o valor que deseja sacar;
- Ao informar o valor, um código vai ser gerado;
- O beneficiário vai anotar este código e por meio dele fazer o saque em caixa eletrônico ou na lotérica.
É importante lembrar que o código tem validade de até duas horas, após esse tempo deve-se fazer outra solicitação para gerar um novo código para fazer o saque.
Como transferir dinheiro?
- Entre no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”, que fica no menu principal;
- Ao clicar será aberto um chat automático para fazer a transação;
- Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
- Escolha o banco desejado entre as opções da lista. Depois, digite o número da agência e envie a mensagem;
- Escreva o número da conta e depois informe o dígito, quando for solicitado no chat;
- Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
- Digite o nome da pessoa e envie na conversa. Depois, digite o valor que será transferido;
- Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
- Depois digite sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. Pronto. O dinheiro foi transferido;
- Clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.