Alguns bancos já informaram o retorno do oferecimento do empréstimo consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O serviço estava sujeito a acabar após uma redução drástica do teto de juros definida pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).
Na ocasião, o Conselho diminuiu a alíquota de 2,14% para 1,70% ao mês. Com a diferença grande entre as taxas, várias instituições financeiras alegaram inviabilidade das operações. Desse modo, o presidente Lula e representantes de alguns Ministérios estabeleceram um novo patamar.
No dia 28 de março, o teto de juros do empréstimo consignado passou para 1,97% ao mês, satisfazendo tanto os bancos quanto os segurados da autarquia. Além disso, a taxa do cartão de crédito consignado também foi alterada, subindo para 2,89% ao mês.
Diante disso, a Caixa Econômica Federal, por exemplo, já anunciou que retornará com o consignado assim que a nova regulamentação for publicada no Diário Oficial da União (DOU). A notícia era aguardada pelos segurados do INSS. Além disso, a estatal conta com uma novidade: os juros que serão cobrados pelas operações estão abaixo do teto.
Veja mais informações a seguir.
Consignado do INSS na Caixa Econômica
“A Caixa informa que aguarda a publicação da Instrução Normativa do INSS em atendimento à recomendação do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) para retomar a oferta do crédito consignado aos beneficiários do INSS”, disse o banco em nota.
A novidade é que a instituição financeira anunciou que vai oferecer o consignado com uma taxa de 1,87% ao mês, ou seja, um patamar menor do que o teto definido pelo governo (1,97%). Quanto ao processo de contratação do crédito, as condições não devem mudar muito de como ocorria anteriormente.
Sendo assim, caso você seja um cliente da Caixa e deseja contratar o serviço, basta comparecer a uma agência física do banco portando os seus documentos pessoais, ou ligar para o número 0800 726 8068. Por fim, é importante frisar que outras empresas também retornarão com o consignado, entre elas: Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Banco Pan.
Pagamentos de março do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começa a pagar o benefício referente ao mês de março aos aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo nesta segunda-feira (03). Mais de 36 milhões de pessoas estão recebendo o pagamento, que seguirá até o dia 10 de abril.
Os repasses ocorrem de acordo com o dígito final do Número do Benefício (NB), sem considerar o número após o hífen. Sendo assim, quem possui o número 123.456. 78 9-0, deve considerar o dígito 9 e não o 0. Veja o calendário completo a seguir:
Para quem recebe um salário mínimo
- Número final do cartão de benefício 1: 27 de março;
- Número final do cartão de benefício 2: 28 de março;
- Número final do cartão de benefício 3: 29 de março;
- Número final do cartão de benefício 4: 30 de março;
- Número final do cartão de benefício 5: 31 de março;
- Número final do cartão de benefício 6: 03 de abril;
- Número final do cartão de benefício 7: 04 de abril;
- Número final do cartão de benefício 8: 05 de abril;
- Número final do cartão de benefício 9: 06 de abril;
- Número final do cartão de benefício 0: 10 de abril.
Para quem recebe acima de um salário mínimo
- Número final do cartão de benefício 1 e 6: 03 de abril;
- Número final do cartão de benefício 2 e 7: 04 de abril;
- Número final do cartão de benefício 3 e 8: 05 de abril;
- Número final do cartão de benefício 4 e 9: 06 de abril;
- Número final do cartão de benefício 5 e 0: 10 de abril.