CAGECE terá concurso com 262 vagas

Anúncio vem da governadora Izolda Cela.

Na última quarta-feira, dia 21 de setembro, a governadora do Ceará, Izolda Cela, confirmou novo concurso para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Assim, todos os cidadãos que esperavam por estas oportunidades já podem reforçar os preparativos.

A intenção do governo estadual é de ofertar um total de 262 vagas para cargos de diferentes níveis de escolaridade. Isto é, tanto para nível técnico como superior, de forma que as remunerações acompanham estes quesitos.

Agora, a gestão encaminhou um pedido de reordenamento de cargos na Cagece para a Assembleia Legislativa do Ceará. Nesse sentido, o objetivo é que a Casa Legislativa será analisar o documento para aprovação. Em caso positivo, então, será possível contratar banca examinadora e publicar edital.

Veja também: Concurso PM BA anuncia banca contratada

Entenda o que já se sabe sobre o concurso até o momento.

Certame é importante para melhorar serviço público

No anúncio da governadora, ela deixou claro que a renovação de quadro pessoal é importante para melhorar o serviço público.

Isto é, considerando que, ao aumentar o número de profissionais, os demais não ficam sobrecarregados. Desse modo, o público tem acesso a um serviço de maior qualidade.

“Um concurso é sempre uma oportunidade de fortalecer os serviços. O governo tem feito isso ao longo dos últimos anos, tanto em concursos diretos para a administração, mas também nos órgãos e empresas, como Detran, Metrofor e Funceme”, comentou.

Além disso, o diretor-presidente da Cagece, Neuri Freitas, relembrou que o órgão vem precisando de novos profissionais. Isso se dá em razão de exonerações, aposentadorias e falecimentos, por exemplo.

“É um momento feliz para a Cagece porque é uma necessidade da empresa, que teve pessoas se aposentando. E os desafios pela frente são enormes”, relatou.

Quais serão os cargos para a Cagece?

A governadora indica que o concurso da Cagece deverá ofertar um total de 262 vagas. Destas, então, os cargos irão variar entre aqueles de nível técnico e superior.

Nesse sentido, o diretor-presidente, Neuri Freitas, comentou sobre algumas funções que o certame deverá ofertar.

“Nós vamos ter, na companhia, vagas para o cargo de advogado, arquiteto, analistas de gestão (administradores, contadores, atuários, formados em T.I), analistas de saneamento, químico, biólogo, geólogo, geógrafo”, explicou.

Desse modo, é possível que as remunerações iniciais variem entre R$ 4.297,30 e R$ 10.302, de acordo com o cargo.

“Uma boa remuneração com um leque grande de formações que podem se inscrever”, defende o diretor.

Veja também: Câmara de Conde – PB anuncia edital com vagas para fundamental

A governadora, ainda, lembrou que estes cargos terão atribuições importantes para os próximos passos do órgão.

“Várias funções que são muito importantes para o fortalecimento da Cagece, que vai ser cada vez mais demandada para os grandes desafios de melhorias dos nossos sistemas, mais especificamente sobre a questão relacionada ao saneamento”, relatou.

Anúncio de concurso já ocorreu em 2021

Ainda em 2021, já havia ocorrido o anúncio para concurso da Cagece. Este ocorreu pelo governador à época, Camilo Santana, em 23 de novembro do ano passado, por meio de suas redes sociais

Dessa forma, o chefe do executivo estadual indicou que o certame aconteceria em 2022. Naquele momento, já eram 8 anos sem uma nova seleção, o que demonstrava a necessidade que o órgão tinha para fazê-la.

No entanto, o governador não concedeu nenhum detalhe sobre como aconteceria este novo concurso público. Assim, agora em 2022, com a nova declaração do governo, será possível entender melhor o processo que se aproxima.

Último certame da Cagece foi em 2013

A fim de repor o quadro pessoal do órgão, é muito importante que a Cagece realize um novo concurso público. Isto é, já que o último foi em 2013, há 9 anos.

À época, o concurso ofertou um total de 315 vagas para diferentes cargos, tanto para nível médio quanto superior. Além disso, a banca examinadora foi a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab).

Atualmente, contudo, ainda não é possível saber qual será a nova banca, que deverá ser contratada nas próximas semanas. Assim, os candidatos poderão analisar provas antigas e se preparar melhor para os exames.

No concurso de 2013, as vagas foram, por exemplo, para cargos como:

  • Advogado
  • Analista de gestão
  • Analista químico
  • Arquiteto
  • Biólogo
  • Engenheiro
  • Médico do trabalho
  • Tecnólogo em eletromecânica
  • Tecnólogo em saneamento

Ademais, os candidatos também puderam contar com outras oportunidades de níveis de escolaridade diferentes.

As etapas para a aprovação foram Prova Objetiva, para todos os cargos e Avaliação de Títulos, para aqueles de nível superior. Assim, as disciplinas variaram, de acordo com a especialidade de cada um.

Veja também: Ceará autoriza concurso público para Companhia de Água e Esgoto

Houve aplicação das provas em Crateús, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral.

Como funciona a Cagece?

Aqueles que desejam trabalhar na Cagece precisam entender melhor o funcionamento do órgão. Nesse sentido, a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) já possui 51 anos de criação, atuando desde 1971.

Ademais, trata-se de uma companhia que é empresa de economia mista com capital aberto. Assim, tem por objetivo prestar serviços de:

  • Abastecimento de água
  • Coleta e tratamento de esgoto

Com este trabalho, então, a Cagece se encontra em um total de 152 municípios do Ceará, ou seja, chegando a cerca de 5,59 milhões de cidadãos.

Na capital do estado, Fortaleza, por exemplo, a Cagese realiza o abastecimento de água para 99,30% da população. No que se refere ao serviço de esgotamento sanitário, o órgão cobre o serviço de 44,62% em todo o Estado, sendo 66,49% na capital.

Ademais, em 2019, a Cagece iniciou o serviço de geração de energia limpa com a instalação de placas de energia fotovoltaica.

Sobre a estrutura da companhia, é importante ressaltar que a Cagece possui uma Diretoria Executiva com oito membros, dos quais são eles Diretores de:

  • Presidente
  • Gestão Corporativa
  • Operações
  • Financeiro e de Relações com Investidores
  • Mercado e Unidade de Negócio da Capital
  • Unidade de Negócio do Interior
  • Engenharia
  • Jurídico

Além disso, são 15 Superintendências subordinadas às Diretorias, além de 44 Gerências, 15 Unidades de Negócios, Assessorias, Ouvidoria, Auditoria e Controles Internos, Centro de Excelência e Comissão de Disciplina.

Portanto, a estrutura da Cagece busca organizar os serviços e setores necessários ao bom funcionamento do órgão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.