Você já passou em frente de uma unidade franqueada do Café do Ponto? A franquia é especializada em produzir diferentes sabores de café, para todos os gostos. Por isso que hoje, nós vamos dar informações sobre esta marca e quanto é necessário desembolsar para ter uma unidade.
Como surgiu a Café do Ponto?
A marca teve seu início nos anos 50, na cidade de Cafelândia (SP). A partir dos anos 60, a sede da empresa foi transferida para Barueri (SP) e, assim, começou o seu processo de expansão. Em 1976 abriu a primeira loja no Shopping Ibirapuera (SP).
Nos anos 80 lançou o café descafeinado, e na década de 90, teve o lançamento dos cafés torrados e aromatizados, além da embalagem à vácuo. Já em 1992 iniciou a trabalhar com o modelo de franquia e em 1996, tornou-se associada da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Atualmente possui 93 unidades franqueadas em todo o Brasil.
Hoje em dia, possui em seu cardápio, 12 tipos de café expresso, além de oferecer grãos do tipo arábica, moídos ou não, na hora. Inclui no cardápio: sobremesas, pratos e drinks.
Quais os modelos de negócio que a franqueadora oferece aos franqueados?
O modelo de negócio oferecido aos franqueados é de loja, de maneira a atender aos princípios da franquia, que é possibilitar um espaço, em que o cliente possa saborear um bom café, e quem sabe consumir algum acompanhamento.
Assim, a proposta do ambiente é que seja um local moderno e aconchegante, para encontrar amigos, e passar bons momentos. Dessa forma, o cliente pode saborear mais de 40 opções de bebidas produzidas com o café. Entre as principais tem-se:
- Primeiramente, os 12 sabores diferentes de café expresso;
- Em segundo luar, a possibilidade de drinks quentes e gelados à base de café;
- Além disso, tem-se cafés gourmet, aromatizados com as opções de: menta, amêndoa, avelã, baunilha com nozes e chocolate com trufas;
- Logo após, é possível contar com o café vienense e cappuccino;
- Acompanhamentos doces e salgados;
- Por último, o self-service de café, onde o cliente escolhe entre 16 blends que mais agradam o seu paladar.
Atualmente, a marca tem feito investimentos para oferecer ao franqueado o modelo de negócio quiosque, que funciona da mesma maneira que as lojas.
Quanto custa uma Franquia Café do Ponto?
Antes de tudo, saiba que os custos de uma franquia Café do Ponto dependem do modelo de negócio que o franqueado escolher. Assim, para investir em uma franquia no formato de loja, a franqueadora oferece para análise, os seguintes valores:
- Capital para instalação: entre R$ 280 mil e R$ 380 mil (que envolve equipamentos, móveis, layout do quiosque);
- Taxa de franquia: R$ 40 mil;
- Necessidade de capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 60 mil;
- Necessidade de espaço físico: entre 30 m2 e 60 m2;
- Necessidade de colaboradores: no mínimo 6;
- Taxa de propaganda: 2% sobre o faturamento bruto mensal;
- Taxa de royalties: 4% sobre o faturamento bruto mensal.
Em seu Plano de Negócios consta os seguintes valores possíveis de receita para o franqueado:
- Faturamento médio mensal: R$ 70 mil;
- Previsão de retorno do investimento: entre 24 e 36 meses.
Para investir em uma franquia no formato de quiosque, a franqueadora oferece para análise, os seguintes valores:
- Capital para instalação: entre R$ 160 mil e R$ 240 mil (que envolve equipamentos, móveis, layout do quiosque);
- Taxa de franquia: R$ 40 mil;
- Existe uma necessidade de colaboradores: no mínimo 6;
- Necessidade de capital de giro: entre R$ 30 mil e R$ 60 mil;
- Necessário um espaço físico: entre 16 m2 e 25 m2;
- Taxa de propaganda: 2% sobre o faturamento bruto mensal;
- Taxa de royalties: 4% sobre o faturamento bruto mensal.
Em seu Plano de Negócios consta os seguintes valores possíveis de receita para o franqueado:
- Faturamento médio mensal: R$ 70 mil;
- Previsão de retorno do investimento: entre 24 e 36 meses.
Assim, a franquia Café do Ponto, é específica para pessoas que gostam de um bom café, e o investimento com a franquia, vem de encontro com todos os produtos oferecidos e com o prazer de poder oferecer um produto de qualidade e diferenciado para os clientes.
Perceba que o café é o ponto chave de todos os produtos oferecidos na empresa, mesmo nos acompanhamentos, o que confere uma expertise sobre o café inigualável.
Por fim, apesar de atender um grupo específico de pessoas: aquelas que gostam de café, este grupo é muito grande no Brasil, que é um dos grandes consumidores de café do mundo.
Já pensou em como pode ser interessante e bastante lucrativo trabalhar com o ramo de cafés? Essa é sem dúvida uma área que chama muito a atenção de grande público! Assim, esperamos que o post de hoje possa ter lhe trazido inspiração para começar!