Cadeia Alimentar: resumo de biologia
A Cadeia Alimentar: um resumo sobre o assunto
As cadeias alimentares representam importantes ciclos de consumo de energia e de matéria.
O assunto é extremamente cobrado pelas principais provas do país, em suas questões de biologia. Especialmente, as cadeias alimentares aparecem com frequência na prova do ENEM e nos vestibulares.
A Cadeia Alimentar: Introdução
O termo cadeia alimentar se refere aos diferentes tipos de relação que podem existir entre energia e matéria. A relação se inicia aqueles que são denominados de produtores e é finalizada com aqueles que são denominadas como decompositores.
Esse tipo de relação é diretamente ligado à alimentação, uma vez que o principal objetivo da cadeia alimentar é a absorção de energia e de nutrientes entre diferentes seres vivos.
Ainda, é válido destacar que pode aparecer na sua prova também o conceito de teia alimentar. Uma teia alimentar nada mais é do que a junção de mais de uma cadeia alimentar, formando uma relação complexa de alimentação que acontece para equilibrar o funcionamento do meio ambiente.
A Cadeia Alimentar: Componentes
Os diferentes componentes de uma cadeia alimentar são, basicamente, os seres vivos que dela fazem parte. Esses componentes podem ser classificados como produtores, consumidores e decompositores e cada uma dessas classificações é recebe o nome de nível trófico.
Vamos ver, a seguir, cada nível trófico e qual a sua função na cadeia alimentar.
A Cadeia Alimentar: Produtores
Os produtores são aqueles que, na natureza, fabricam o seu próprio alimento. Dessa maneira, esses seres podem ser denominados de autótrofos, em contraposição aos heterótrofos (aqueles que não fabricam o próprio alimento).
Os seres denominados de produtores fazem parte do primeiro nível trófico da cadeia alimentar, uma vez que eles não se alimentam de nenhum outro ser vivo. Podemos citar como exemplo de um produtor o fitoplâncton.
A Cadeia Alimentar: Consumidores
Os seres classificados como consumidores são heterótrofos e, dessa maneira, dependem de outros seres para se alimentar. Os consumidores representam o segundo nível trófico e podem se dividir em três tipos principais. São eles:
- Consumidores primários: os consumidores primários são aqueles animais conhecidos como herbívoros, uma vez que se alimentam diretamente de plantas, ou seja, dos produtores.
- Consumidores secundários: são os seres carnívoros, que não se alimentam dos produtores, mas sim dos consumidores primários.
- Consumidores terciários: fazem parte desse grupo também os seres carnívoros, mas somente aqueles de grande porte, conhecidos como predadores, que podem se alimentar de consumidores secundários.
A Cadeia Alimentar: Decompositores
Os seres classificados como decompositores ocupam o último nível trófico da cadeia alimentar. Eles desempenham um papel extremamente importante no meio ambiente, uma vez que encontram a sua fonte de alimento na matéria orgânica que passa pelo processo de decomposição.
Assim, podemos afirmar que a função dos decompositores é aquela de transformar a matéria orgânica em matéria inorgânica. Essa matéria será, posteriormente, utilizada pelos produtores, começando novamente o ciclo daquela cadeia alimentar.
Podemos citar como exemplos de decompositores as bactérias e os fungos.