O Ministério da Cidadania está preparando os últimos detalhes para iniciar os pagamentos de R$ 600 do Auxílio Brasil. A expectativa é que os repasses turbinados cheguem aos bolsos dos trabalhadores já a partir do próximo mês de agosto. Não será necessário realizar nenhum tipo de inscrição para receber o benefício com o aumento.
Segundo as informações do Ministério da Cidadania, as pessoas que estão dentro da folha de pagamentos do benefício, já estão garantidas automaticamente para os repasses de agosto. Para tanto, será preciso se manter dentro das regras de permanência no projeto. Quem ainda não está no programa, também não precisa se inscrever.
Mesmo com as mudanças apontadas pela PEC dos Benefícios, o processo de seleção seguirá o mesmo. O Governo Federal analisará os dados que estão disponíveis no Cadúnico para selecionar os nomes que participarão do programa. Nesse sentido, é importante manter as informações atualizadas para não perder as oportunidades.
O Ministério já adiantou que pretende acabar com a chamada fila de espera para entrada no programa social. Eles pretendem inserir de uma só vez já no mês de agosto, mais de 2 milhões de pessoas. Caso consigam o incremento, o número total de usuários do projeto Auxílio Brasil poderia bater o patamar de 20 milhões de atendidos.
Vale sempre lembrar que mesmo as pessoas que atendem todos os critérios de seleção do programa, ainda precisam esperar por uma resposta do Ministério da Cidadania. A pasta é a responsável pela seleção dos nomes que poderão receber o benefício. Qualquer cidadão pode conferir a situação do seu perfil através do app oficial do Auxílio Brasil.
O vale-gás nacional
O vale-gás nacional também será impactado pelas mudanças previstas na PEC dos Benefícios. Contudo, neste caso não está prevista nenhuma grande alteração no número de usuários. Estima-se que a quantidade de atendidos siga em torno dos 5 milhões de brasileiros.
A PEC dos Benefícios prevê apenas uma mudança no valor dos pagamentos do programa. Até aqui, o vale-gás pagava uma média de R$ 50 a cada dois meses. A partir de agosto, eles dobram este patamar para todos os usuários.
O Pix Caminhoneiro
O Pix Caminhoneiro é outro programa social que está dentro da PEC dos Benefícios. Também não será necessário realizar nenhum tipo de inscrição para poder entrar dentro do benefício. A seleção acontece de maneira automática.
Em entrevista para a emissora SBT, o Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, revelou que o seu plano é selecionar os motoristas de caminhão através dos dados existentes na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O Auxílio-taxista
O auxílio-taxista também deve começar a ser pago neste mês de agosto. Embora o Governo Federal ainda não tenha definido um valor para os repasses, já é possível adiantar que ninguém precisará realizar nenhum tipo de inscrição.
O Ministério da Cidadania explica que colherá as informações dos taxistas brasileiros junto aos governos municipais. A expectativa é receber os dados entre esta segunda-feira (25) e o próximo dia 31 de julho. O início dos pagamentos está previsto para o dia 16 de agosto.