Caatinga: tópicos fundamentais que serão cobrados na sua prova
O termo “caatinga” é usado para definir um bioma brasileiro caracterizada pela presenta de clima semiárido e grande biodiversidade.
O assunto aparece com frequência em questões de geografia, especialmente na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e em diversos vestibulares.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com as principais características da caatinga. Vamos conferir!
Caatinga: introdução
A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e que não pode ser encontrado em nenhuma outra parte do mundo. É importante ressaltar também que ele ocupa cerca de 11% do território do país e que cerca de 27 milhões de pessoas vivem nessa área.
O termo “caatinga” é de origem tupi-guarani e possui o significado de “floresta branca”, relacionando-se ao fenômeno da queda das folhas durante a seca que acontece no bioma.
Caatinga: características
O clima predominante na caatinga é o semiárido, caracterizado pela presença elevadas temperaturas o ano todo e poucas chuvas, resultando em um baixo índice pluviométrico.
A biodiversidade do domínio é muito grande: ele é marcado pela presença de mais de 1200 tipos de espécies vegetais.
Também devemos mencionar que a vegetação do bioma é xerófita, ou seja, adaptada a pouca água. Além disso, existem 3 tipos de estratos no bioma: arbóreo, arbustivo e herbáceo.
A caatinga sofre influência do relevo presente na região, principalmente do Planalto do Borborema. O planalto funciona como uma barreira natural para a umidade, gerando as chamadas “chuvas de relevo” (chuvas orográficas). Como influência do relevo, somente massas de ar secas chegam na região.
Caatinga: como pode cair no ENEM?
Tenha em mente que a prova do ENEM aborda com frequência os impactos ambientais afetam a caatinga na atualidade. Assim, esteja preparado para responder questões sobre o assunto.
ainda, também precisamos notar que muitas vezes a prova aborda questões que pedem para que o candidato compare a caatinga com o cerrado.