Usuários do programa Bolsa Família já podem consultar as datas dos pagamentos do 13º salário para este ano de 2023. De acordo com as informações oficiais, os repasses devem acontecer a partir do próximo mês de junho, e serão feitos juntamente com as liberações regulares nas mesmas datas que já estavam previstas inicialmente.
Contudo, é importante notar que nem todo mundo que faz parte do Bolsa Família poderá receber o saldo do 13º salário no próximo mês. As liberações serão feitas apenas para os moradores do estado de Pernambuco. Os repasses serão realizados pelo governo local, e os valores serão depositados juntamente com as liberações do Governo Federal.
Os usuários do estado de Pernambuco recebem este adicional porque a Assembleia Legislativa aprovou uma lei que estabelece este benefício para todos os beneficiários do estado. Assim, independente da quantidade de pessoas que residem na mesma casa, o fato é que o pagamento do bônus vai ser feito. Não será necessário realizar nenhum tipo de solicitação, já que o depósito será automático.
Calendário do 13º salário do Bolsa Família
Como dito, o cidadão não precisa sair de casa para consultar o calendário de pagamentos do 13º para os usuários do Bolsa Família que residem no estado de Pernambuco. Veja as datas detalhadas abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 19 de junho;
- Usuários com NIS final 2: 20 de junho;
- Usuários com NIS final 3: 21 de junho;
- Usuários com NIS final 4: 22 de junho;
- Usuários com NIS final 5: 23 de junho;
- Usuários com NIS final 6: 26 de junho;
- Usuários com NIS final 7: 27 de junho;
- Usuários com NIS final 8: 28 de junho;
- Usuários com NIS final 9: 29 de junho;
- Usuários com NIS final 0: 30 de junho.
O que diz o governo de Pernambuco?
Por meio de nota, o Governo do estado de Pernambuco comemorou a liberação do saldo e disse que o combate à fome é uma das prioridades da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB).
“O Governo do Estado reforça o compromisso com os milhares de pernambucanas e pernambucanos que têm direito a receber a 13ª parcela do Bolsa Família e garante que o benefício será pago às famílias em situação de vulnerabilidade social.”
“Para efetuar o pagamento, a gestão estadual está realizando uma revisão da base de beneficiários do Cadúnico em conjunto com a Controladoria Geral do Estado e da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. Esta é uma medida de caráter técnico que visa salvaguardar o programa para que ele cumpra seu objetivo social“, completa a nota do governo do estado de Pernambuco.
13º salário do Bolsa Família nos demais estados
Mas o que acontece com as pessoas que não residem nesta unidade da federação? Para os demais cidadãos, não há previsão de pagamentos do 13º salário para os usuários que fazem parte do programa Bolsa Família. Em junho, estes cidadãos deverão receber apenas os valores regulares do benefício social.
Em entrevista recente, o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT) foi questionado sobre a possibilidade de criar um 13º salário para o público do benefício social. Dias respondeu que não concorda com esta ideia, porque os atuais valores já seriam suficientes para abarcar as principais necessidades das famílias.
“Bolsa Família, conceitualmente, ele é um programa assistencial, de complemento à renda de trabalho. Conceitualmente, não se adequa à vinculação com o 13º salário. O programa, agora, tem um pagamento per capita (por pessoa) muito superior ao que antes existia, ao Bolsa Família original e muito mais adequado e justo do que o que existia no Auxílio Brasil“, disse o Ministro.
“Então, obviamente, não há previsão de pagamento de 13º porque o desenho proposto se adequa melhor às necessidades da população e ao desenho da proteção social não contributiva como complemento à renda do trabalho”, completou Wellington Dias na entrevista.