Em março deste ano, uma pesquisa da Serasa revelou que o número de brasileiros com dívidas e negativados cresceu significativamente nos últimos meses. De acordo com o levantamento, 70,71 milhões de brasileiros se encontram inadimplentes atualmente. Isso significa uma alta de 180 mil pessoas, se comparado ao ano anterior.
Um dos principais motivos para a inscrição do nome nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, é o desemprego. Além disso, a crise econômica no Brasil também ajudou milhares de brasileiros a ficarem negativados.
O número crescente de pessoas com o nome sujo no país é uma preocupação para o Governo Federal. Por isso, está desenvolvendo um novo programa que ajudará os brasileiros endividados a ficarem com o nome limpo.
A seguir, entenda melhor sobre o novo programa do Governo Federal que promete tirar milhares de brasileiros das dívidas.
O programa Desenrola é uma iniciativa do Governo Federal, que pretende ajudar os brasileiros a saírem das dívidas, especialmente os de baixa renda. Nos últimos dias, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre novidades do programa.
De acordo com o ministro, o programa está em desenvolvimento, mas ainda não está em vigor por conta de decisões das empresas privadas, que são responsáveis por inscrever o nome dos inadimplentes nos órgãos de proteção ao crédito.
Recentemente, uma pesquisa da Serasa revelou que o valor das dívidas tem crescido bastante. Isso se dá, principalmente, pela alta da taxa de juros, que se acumula a medida que o tempo passa.
Apesar de ainda não estar em vigor, Haddad já relevou alguns detalhes sobre o programa Desenrola. Desde o início do mandato do presidente Lula (PT), o tema está discussão e desenvolvimento.
Nesse sentido, o ministro da Fazenda afirmou que o programa se trata de um marco histórico para o Brasil, uma vez que nunca antes o governo havia desenvolvido um programa para brasileiros com dívidas e de baixa renda. Segundo ele, o desenvolvimento do programa já é de conhecimento do atual presidente.
O programa Desenrola ainda não possui data confirmada para entrar em vigor. Porém, os endividados já comemoram a iniciativa do governo que irá beneficiar milhares de brasileiros inadimplentes.
As dívidas podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça para uma pessoa. Isso porque ela pode virar uma “bola de neve” quanto maior for o tempo que passar. Por isso, é importante se planejar para se livrar delas.
Enquanto o programa Desenrola não entra em vigor, os brasileiros poderão se organizar para voltarem a ter o nome limpo.
Por maior que seja a inadimplência, ainda é possível se organizar para quitar os seus débitos e se tornar adimplente. A seguir, confira algumas dicas a seguir que podem ser de grande valia: