Separamos uma lista com 5 alimentos que melhoram a memória para você conhecer e, quem sabe, já pensar na possibilidade de incluir na sua rotina alimentar de forma saudável e equilibrada. Não deixe de conferir!
5 alimentos que melhoram a memória
Os alimentos que melhoram a memória são ricos em antioxidantes e gorduras boas, essenciais para o funcionamento do cérebro de maneira geral. Conheça alguns deles:
1. Peixes como atum e salmão
Os peixes possuem alta concentração de ômega-3, um tipo de gordura saudável que auxilia na manutenção da estrutura física do cérebro. Essa gordura também é responsável por fortalecer a conexão existente entre os neurônios, sendo que essa conexão é de suma importância para que possamos raciocinar, aprender e, consequentemente, memorizar melhor os assuntos e informações.
Por isso, inclusive, que dizem que comer peixe nos deixa mais inteligentes. Incrível, concorda?
2. Espinafre
O espinafre contém uma alta concentração de luteína, sendo este um composto antioxidante que protege a saúde do cérebro. Esse poderoso composto ajuda a expulsar os radicais livres que podem causar danos à saúde do cérebro e das células do nosso organismo, impedindo que o envelhecimento precoce seja mais acelerado. Logo, é uma proteção a mais para a mente como um todo que, no médio e longo prazo, ajuda a preservar a nossa memória.
3. Brócolis
O brócolis, além de ser uma “arvorezinha” muito saborosa, também ajuda a melhorar a nossa memória, por um motivo muito interessante: ele contém ácido fólico em suas composição. Esse ácido contribui para a manutenção da nossa “massa cinzenta”, ao mesmo tempo em que nos protege contra casos de demência e doenças degenerativas no geral. Sendo assim, é uma opção de salada saborosa que, além disso, pode ser uma aliada da nossa memória.
4. Suco de uva integral
Para os amantes de um bom suco gelado nos dias mais quentes, temos uma boa notícia: o suco de uva integral contém uma grande quantidade de polifenóis, que também ajudam a proteger o cérebro contra os danos causados pelos radicais livres. Essa proteção a mais propicia um cérebro mais saudável e livre de danos causados por esses agentes nocivos, contribuindo para uma proteção da memória.
5. Ovos
Sem dúvidas, os ovos podem ser considerados um dos alimentos mais versáteis do nosso cardápio. É possível comê-lo frito, cozido, em forma de omelete, com gema mole ou não, enfim! São muitas possibilidades que podem ser postas em nossa mesa.
Além disso, ele também contém vitaminas do complexo B, que são indispensáveis para a consolidação da nossa memória. Por conta disso, esse é mais um dos alimentos que melhoram a memória que podem entrar na nossa rotina.
Salvo em casos de alergia ao ovo ou restrição recomendada pelo médico ou nutricionista, claro.
Como montar uma dieta com alimentos que melhoram a memória?
Não existe método infalível. O ideal é sempre considerar as necessidades de cada organismo. E a melhor forma de saber mais sobre as suas necessidades pessoais é conversando com um nutricionista. Assim, poderá potencializar ainda mais os efeitos dos alimentos que melhoram a memória.