O resgate de dinheiro esquecido, através do Sistema Valores a Receber (SVR), foi aberto oficialmente pelo Banco Central.
No entanto, de acordo com o BC, o dinheiro só será liberado caso o usuário forneça uma chave Pix para a devolução.
Sendo assim, caso o usuário não possua uma chave Pix para informar, ele deverá entrar em contato com a instituição financeira para combinar outra forma de receber o dinheiro esquecido.
Além disso, também é possível realizar o cadastro da chave Pix e retornar ao SVR para fazer uma nova solicitação.
Anteriormente, o Sistema Valores a Receber permitia que o usuário fornecesse seus dados, caso não possuísse chave Pix, e a instituição financeira entrava em contato para combinar a forma de devolução do dinheiro esquecido.
No entanto, o Banco Central explicou que esse método não era efetivo.
Isso porque quando os bancos entravam em contato, as pessoas muitas vezes não atendiam, ou ficavam em dúvida se aquela ligação era golpe.
A consulta de dinheiro esquecido no SVR foi aberta pelo BC na semana passada.
Nesse sentido, o sistema conta com R$ 6 bilhões, que devem ser resgatados por 38 milhões de pessoas físicas (CPF) e 2 milhões de pessoas jurídicas (CNPJ).
Além do resgate de dinheiro esquecido via Pix, o Banco Central também trouxe outras novidades para o Sistema Valores a Receber. Confira a seguir:
A primeira dica tem relação com mensagens recebidas por Whatsapp para resgatar algum dinheiro esquecido via Pix.
O Banco Central orienta, nesses casos, para ignorar as mensagens, e principalmente para não clicar em links.
Esses links são utilizados por criminosos para roubar dados das vítimas, como senhas, informações do cartão de crédito, entre outros.
Além disso, esses links podem instalar programas espiões nos aparelhos celulares.
Por fim, é importante destacar que as informações oficiais sobre dinheiro esquecido não serão enviadas por aplicativo de mensagens ou SMS.
Elas estão disponíveis apenas no site oficial do Banco Central, assim como nas redes oficiais da instituição financeira.