Nos últimos dias, milhares de brasileiros com cartão de crédito estão sendo pegos de surpresa com uma mudança brusca na data de fechamento da fatura. Essa mudança pode ser uma triste notícia para muitos consumidores, pois ela pode levar ao endividamento sem que a pessoa se dê conta.
É o caso de você fazer uma compra, crendo que ela será cobrada no próximo mês, ou seja, depois do pagamento do seu salário, quando, na verdade, ela é cobrada ainda este mês, pelo fato de a fatura não ter sido fechada na data que você imaginava.
A seguir, você verá mais detalhes sobre isso e poderá saber como lidar com essa situação.
Brasileiros com cartão de crédito são pegos de surpresa com mudança na data de fechamento
Infelizmente, muitos bancos têm mudado a data de fechamento do cartão de crédito sem que os seus consumidores se deem conta disso. O problema reside no fato de que essa mudança pode levar milhares de brasileiros ao endividamento, por se perderem na organização das datas de pagamento de determinados consumos.
Esta situação se enquadra quando você sempre compra algo no dia 15 do mês, para deixar para o mês seguinte, mas, neste mês, o fechamento vai acontecer apenas dia 16, fazendo com que todas as suas compras se somem à fatura aberta. Embora não exista uma legislação que obrigue os bancos a manterem uma data de fechamento específica, eles não podem mudar a data sem avisar o cliente.
Afinal, como vimos em nosso exemplo, essa é uma forma de gerar confusão na vida financeira de muitas pessoas. Portanto, o primeiro ponto que deve ser levado em conta é: sempre verifique a data de fechamento da fatura do seu cartão, antes de fazer as suas compras. Dessa forma, você mantém uma maior segurança com relação à data de determinado pagamento.
Um segundo ponto é buscar os seus direitos, sendo que a mudança de data sem aviso prévio violaria o Código de Defesa do Consumidor. Logo, você tem o direito de procurar o Procon para lidar com essa situação.
Menos tempo entre o fechamento e o pagamento
Além de a data de fechamento estar mudando em muitos bancos, outro ponto tem sido visto como um alerta para muitos consumidores: o período de intervalo entre o fechamento da fatura e a cobrança. Normalmente, há um intervalo de 10 dias entre o fechamento e o vencimento da fatura.
Agora, muitos bancos estão adotando um intervalo um pouco menor, de aproximadamente 8 dias. Isso faz com que o período de uso do cartão deixe de ser de 40 dias e passe ser de 38, resultando em muita confusão na vida financeira das pessoas.
Buscar conversar com a instituição financeira nesse caso, e buscar os seus direitos se o fechamento mudou sem aviso prévio, são medidas que podem ajudá-lo a lidar melhor com essa situação. E reforçando o que mencionamos anteriormente, lembre-se de sempre verificar a fatura do seu cartão e a data de fechamento, para evitar surpresas desagradáveis no futuro.