Poucos sabem, mas os idosos que têm mais de 65 anos, podem usufruir de um benefício significativo. O PFPB (Programa Farmácia Popular do Brasil) oferece medicação gratuita para esse público.
Portanto, aqueles que cumprirem com os requisitos necessários podem ter acesso ao tratamento sem custo algum. Isso, para muitos, é um alívio enorme, uma vez que grande parte dos brasileiros enfrenta dificuldades financeiras, ainda mais quando precisam comprar remédios caros regularmente.
O que é o PFPB (Programa Farmácia Popular do Brasil)?
A Farmácia Popular é mais uma das iniciativas do governo brasileiro que intenciona a ampliação do acesso às medicações primordiais para a população. O programa oferece aos cidadãos medicamentos de graça ou com desconto significativo nas drogarias e farmácias da rede privada, além de unidades do SUS (Sistema Único de Saúde).
É importante destacar que todas as pessoas podem ter acesso ao Farmácia Popular, pois o programa não é exclusivo, ou seja, não serve apenas para quem tem baixa renda ou é idoso. Ademais, os remédios de graça ou mesmo subsidiados para várias doenças são ofertados para aquele paciente que apresentar os documentos necessários, incluindo a receita médica dentro da validade.
Medicações disponíveis para pressão alta
Entre os remédios disponibilizados gratuitamente pela Farmácia Popular estão os destinados ao tratamento da hipertensão, ou seja, pressão alta, condição bem comum entre idosos. Abaixo, veja alguns medicamentos obtidos gratuitamente:
- Besilato de Anlodipino (5 mg)
- Atenolol (25 mg);
- Captopril (25 mg);
- Maleato de Enalapril (10 mg);
- Losartana Potássica (50 mg).
Como acessar as medicações para pressão alta?
Para obter as medicações pela Farmácia Popular, é preciso seguir estes passos:
- Compareça às farmácias participantes – Para isso, identifique qual estabelecimento oferece a condição de medicação gratuita ou subsidiada através da logomarca do programa;
- Leve todos os documentos necessários – Entre as exigências estão o RG, CPF e a receita médica válida. Lembrando que essa receita médica pode ser emitida por um profissional SUS ou de qualquer serviço médico particular.
Outras medicações além das específicas para pressão alta
Além dos remédios para pressão alta, o Programa Farmácia Popular também disponibiliza medicações para várias demandas de saúde, inclusive oferece também fraldas geriátricas. Para ter acesso às fraldas geriátricas, o paciente deve ter mais do que 60 anos ou ser PcD (Pessoa com Deficiência) de qualquer idade.
É preciso apresentar também a prescrição médica indicando a necessidade de se usar fraldas geriátricas regularmente, o que inclui o CID (Classificação Internacional de Doenças) em se tratando de um paciente com deficiência.
Demais benefícios da Farmácia Popular
O Programa Farmácia Popular cobre uma gama ampla de remédios para várias doenças, como citamos, ampliando cada vez mais o acesso aos tratamentos essenciais para os brasileiros. Portanto, além das medicações para pressão alta, o programa oferece também:
Doença | Medicação |
Asma | Dipropionato de Beclometasona, Sulfato de Salbutamol e Brometo de Ipratrópio |
Dislipidemia | Sinvastatina |
Doença de Parkinson | Cloridrato de Benserazida + Levodopa e Carbidopa + Levodopa |
Glaucoma | Maleato de Timolol
|
Osteoporose | Alendronato de Sódio |
Rinite | Dipropionato de Beclometasona e Budesonida |
Impacto no dia a dia dos idosos
A implementação da Farmácia Popular é uma das medidas que tem impacto positivo direto na vida de milhões de idosos. Acessar medicações, seja para pressão alta ou qualquer outra doença, totalmente de graça ou com descontos significativos, melhora realmente a qualidade de vida das pessoas. Assim, contribui para que o tratamento seja contínuo, prevenindo graves complicações associadas a algum tipo de condição crônica.
Imagine como é bom ter a tranquilidade de saber que poderá contar com as medicações necessárias para a manutenção da saúde, sem se preocupar com altos custos. Essa é uma das grandes vantagens programa, que promove bem-estar e saúde para toda a população idosa.