Um ranking publicado pela revista britânica Times Higher Education (THE) aponta que o Brasil tem 7 entre as 10 melhores universidades de toda a América Latina. No entanto, nenhuma instituição brasileira alcançou o 1º lugar.
A universidade mais bem avaliada da América Latina foi a Pontifícia Universidade Católica do Chile (Chile), que ficou em 1º lugar. O Chile tem ainda outra instituição no top 10 das melhores universidades. A Universidade do Chile conquistou o 7º lugar.
Além do Brasil e do Chile, outro país que conquistou uma boa colocação foi o México, com o Instituto de Tecnologia de Monterrey em 5º lugar.
As outras sete posições do top 10 de melhores universidades da América Latina são ocupadas por instituições brasileiras, sendo a Universidade de São Paulo (USP) a mais bem avaliada:
- USP (Universidade de São Paulo): 2º lugar;
- Unicamp (Universidade Estadual de Campinas): 3º lugar;
- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): 4º lugar;
- UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina): 6º lugar;
- UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul): 8º lugar;
- UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais): 9º lugar;
- PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro): 10º lugar.
O ranking com as trinta melhores universidades da América Latina aponta ainda que a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) alcançou a 11ª colocação, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) alcançou a 12ª, e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) alcançou a 14ª. Ao todo, o Brasil tem 17 universidades entre as 30 primeiras colocadas.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UVA recebe inscrições para o Vestibular 2022/2 via Enem.