O estudo “De Pandemia para Endemia: Entendendo o próximo estágio no uso de cartões-presente brasileiros”, realizado pela Blackhawk Network Brasil, fornecedora de soluções de pagamento, como os gift cards, revelou que os brasileiros já estão à frente dos estadunidenses em alguns usos das chamadas carteiras digitais, utilizadas principalmente em smartphones. A pesquisa, que ouviu cerca de 4 mil pessoas em março de 2022, mostra que 96% dos brasileiros já usaram cartões-presente em carteiras digitais, contra 72% dos americanos.
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Os cartões-presente são códigos que podem ser adquiridos nos mais diversos e-commerces, varejos e marketplaces de bancos de todo o país, oferecendo acesso a créditos que podem ser gastos em produtos e serviços de grandes marcas, como Xbox, iFood, Netflix, Uber, entre outras.
Basicamente, carteira digital é um app ou serviço que armazena dados de cartões de crédito e débito e, em alguns casos, dinheiro também. Assim, é possível realizar transações em lojas físicas e virtuais usando o celular, o smartwatch (relógio inteligente, em tradução livre) ou algum outro dispositivo digital.
Ou seja, é uma versão virtual da carteira tradicional. Ao invés de guardar cartões e dinheiro físicos, essa carteira armazena cartões e dinheiro na forma eletrônica. Desse jeito, é possível fazer compras presenciais e online usando somente meios digitais, como o celular, o smartwatch ou o computador.
Pandemia impulsiona carteiras digitais
Os dados sobre carteiras digitais revelam uma tendência trazida pela pandemia e que deve permanecer mesmo após a retomada total da economia. Em 2020, no auge das restrições sanitárias, outra pesquisa da Blackhawk Network Brasil já mostrava o País à frente dos Estados Unidos nessa modalidade de pagamento, ainda que a adesão fosse bem menor: 62% dos brasileiros usaram uma carteira digital naquele ano, contra 43% dos americanos.
Segundo a Blackhawk Network, a guinada para o digital realmente foi impulsionada pela pandemia, mas não deve ser passageira. Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a pesquisa mostra que 55% dos brasileiros preferem fazer compras por métodos híbridos ou totalmente digitais. Entre a geração Z, o número chega a 64%.
Outra pesquisa mostra o impacto da pandemia na digitalização dos pagamentos. Segundo a Mastercard, no Brasil, 86% dos entrevistados usaram pelo menos um método de pagamento digital no ano passado. Além disso, 94% afirmaram que provavelmente usarão um método de pagamento digital no próximo ano.
A tecnologia também já se tornou uma aliada inseparável da vida financeira da maioria dos brasileiros. Segundo a pesquisa, 89% dos entrevistados afirmaram usar ferramentas digitais para a realização de pelo menos uma tarefa financeira, com 63% acreditando que elas permitem ainda um melhor controle do seu dinheiro.
Cartões-presente
A presença dos cartões-presente nas carteiras digitais se justifica: a pesquisa da Blackhawk Network mostra que 51% dos consumidores usam os gift cards como dinheiro em compras virtuais, enquanto 60% defendem que é uma maneira mais rápida, fácil e segura de pagar por coisas.
Dados sobre a venda de gift cards confirmam ainda mais essa tendência. Em 2019, os cartões-presente digitais, comprados em grandes e-commerces e marketplaces de bancos, respondiam por 20% das vendas da Blackhawk Network Brasil. Hoje, esse valor já subiu para 59%. Aqui, novamente, o Brasil se destaca: em toda a América, o país é onde os gift cards digitais mais fazem sucesso. No segundo lugar, os Estados Unidos, eles correspondem a apenas 26% das vendas.
A geração Z, inclusive, traz tendências que são vantajosas para muitos setores e soluções de pagamento. O cartão-presente é um destaque, visto que essa geração tem maior preferência por presentear pessoas por este modo. Quase 80% demandam gift cards, sejam físicos ou digitais.
Eles também gastam mais nessa modalidade de presente. Com um cartão de R$ 50, por exemplo, um cliente da geração Z chega a gastar R$ 198 a mais na hora de resgatar os créditos. A disposição para gastar mais do que o valor do cartão-presente chega a ser 10% maior entre os mais jovens.
Além de atenderem a uma demanda crescente no digital, os cartões-presente têm ajudado consumidores a lidarem com problemas da cadeia de suprimentos do varejo físico. A pesquisa mostra que 85% já tiveram que encontrar um presente alternativo por conta de itens fora de estoque. Nesses casos, 44% afirmam que optaram por gift cards.