Brasil Colônia: análise de questão de vestibular
O período conhecido como “Brasil Colônia” se inicia no século XVI e termina somente no século XIX.
Diversos tópicos do período são abordados por questões de história do Brasil, principalmente nos vestibulares, nos concursos e na prova do ENEM.
Dessa maneira, para que você possa se preparar de forma adequada, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão de vestibular que aborda um aspecto do Brasil Colônia: os jesuítas.
Brasil Colônia: análise
(Ufscar – 2002) Se nos abraçarmos com alguns costumes deste gentio, os quais não são contra nossa fé católica, nem são ritos dedicados a ídolos, como é cantar cantigas de Nosso Senhor em sua língua pelo tom e tanger seus instrumentos de música que eles usam em suas festas quando matam contrários e quando andam bêbados; e isto para os atrair a deixarem os outros costumes essenciais e, permitindo-lhes e aprovando-lhes estes, trabalhar por lhes tirar os outros.
Padre Manoel da Nóbrega, Bahia, 1552, “Cartas dos primeiros jesuítas no Brasil”.
Sobre o contexto histórico no qual se insere o texto, responda:
- Quais as circunstâncias que trouxeram os padres jesuítas ao Brasil?
- Qual a posição do padre Manoel da Nóbrega sobre a relação entre a cultura indígena e a conversão dos índios ao cristianismo?
Análise:
Como mencionado, a questão do vestibular da Ufscar aborda um aspecto muito importante do Brasil Colônia: a presença dos jesuítas no Brasil.
A primeira alternativa pede que o candidato disserte sobre os motivos que fizeram com que os jesuítas viessem para o Brasil.
Uma possível resposta seria:
A Contrarreforma e a ligação das Coroas Ibéricas com a Igreja Católica foram dois motivos que ocasionaram a vinda dos jesuítas para o Brasil. Ainda, devido ao progresso e à expansão do protestantismo no continente Europeu, a Igreja passou a buscar utilizar a ação dos jesuítas para expandir a religião no Novo Mundo.
A segunda alternativa, por sua vez, pergunta a posição do padre Manoel da Nóbrega sobre a relação entre a cultura dos indígenas e a conversão dos mesmos ao cristianismo.
Uma possível resposta para essa pergunta seria:
O padre Manoel da Nóbrega considerava aceitável a conversão dos índios ao cristianismo desde que se permita que os mesmos preservem aspectos da sua própria cultura.