BPC/LOAS: Tudo o que você precisa saber sobre a liberação do EMPRÉSTIMO

Congresso Nacional já aprovou Medida Provisória que libera o consignado para usuários do BPC/Loas

Em votação recente, governistas e oposicionistas do Congresso Nacional entraram em um acordo e decidiram aprovar a Medida Provisória (MP) do Bolsa Família. Entre outros pontos, o documento indica que usuários que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar o consignado.

A informação foi comemorada por vários beneficiários deste auxílio, justamente porque eles poderiam começar a ter acesso a este novo empréstimo mais uma vez. Afinal de contas, no início deste ano, o INSS chegou a decidir acabar com esta modalidade de crédito para os segurados que recebem o BPC/Loas.

A prática se impõe

Na teoria, portanto, não é mais preciso esperar. O Congresso Nacional já aprovou a MP que libera o consignado para o BPC. Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também já sancionou a medida. Entretanto, na prática a realidade se impõe, e o INSS ainda não voltou a liberar o consignado para este público.

Mas qual é o motivo da demora? Ainda na última semana, o Instituto decidiu quebrar o silêncio e falar sobre o tema. De acordo com a autarquia, há uma razão para o consignado para os usuários do BPC/Loas ainda não estar sendo liberado, e o motivo responde pelo nome de STF.

O Instituto Nacional do Seguro Social disse que é preciso aguardar por uma decisão específica da Suprema Corte.

“A Lei 14.601/2023, que autoriza a concessão de empréstimo consignado para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), foi sancionada em junho passado. No entanto, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) sobre o tema está no Supremo Tribunal Federal (STF). Como a discussão está em andamento no Judiciário, qualquer decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só será tomada após o trânsito em julgado naquela esfera de Poder”, diz o comunicado.

Quando o consignado vai ser liberado?

Como o INSS já definiu que vai esperar por uma decisão do STF, ainda não é possível cravar quando e se o consignado vai mesmo ser liberado para este público. Afinal de contas, as decisões da Suprema Corte não possuem um prazo definido para serem tomadas.

Na prática, isso quer dizer que é possível que uma decisão seja tomada ainda nesta semana. Ao mesmo passo, também é possível que o assunto demore mais alguns meses para sair do papel. Ao beneficiário, a única saída é esperar.

IMPORTANTE: Decisão do STF já saiu, clique aqui

O que é o BPC? 

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio de caráter assistencial pago pelo INSS. A ideia é atender idosos com mais de 65 anos de idade, além de pessoas com algum grau de deficiência física e/ou intelectual.

Como não se trata de um benefício de caráter previdenciário, para ter direito de recebimento do saldo, o cidadão não precisa ter contribuído com o INSS para poder receber o saldo. De todo modo, é importante que ele tenha uma inscrição ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal.

Atualmente, o valor pago no BPC é sempre equivalente ao piso previdenciário, que por sua vez é igual ao patamar do salário mínimo. Assim, todas as pessoas que fazem parte atualmente do benefício recebem R$ 1.320 por mês.

BPC/LOAS: Tudo o que você precisa saber sobre a liberação do EMPRÉSTIMO
BPC atende também pessoas com deficiência. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O que é o consignado?

O consignado é uma espécie de empréstimo voltado para grupos específicos da sociedade. A ideia é que o indivíduo solicite o dinheiro, receba a quantia e logo depois tenha que pagar a dívida na forma de descontos mensais nas parcelas do benefício.

Este formato de crédito é comum e popular entre os segurados do INSS que recebem benefícios como aposentadorias, por exemplo. Dados mais recentes apontam que quatro em cada 10 aposentados já solicitaram este dinheiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.