Bombeiros RJ anuncia banca definida para Concurso Público com 1.500 vagas

Confira os requsiitos e maiores detalhes sobre o edital

Bombeiros RJ anuncia banca definida para Concurso Público com 1.500 vagas
Bombeiros RJ anuncia banca definida para Concurso Público com 1.500 vagas . Imagem: Reprodução

Concurso Público dos Bombeiros do Rio de Janeiro anuncia 1.500 vagas e edital deve sair em breve

A expectativa é grande. Afinal, quando sai o concurso público dos bombeiros do RJ- Rio de Janeiro? Antes de qualquer coisa, é importante pontuar que são 1.500 vagas de emprego que serão abertas. Sobre o edital, deve sair em breve, já que o certame já conta com banca organizadora. Veja mais detalhes sobre o assunto!

A empresa organizadora será responsável por cuidar deste concurso público, assim como as etapas da seleção. As chances são para serviço temporário voluntário. Confira maiores esclarecimentos.

Vagas e banca do concurso público

A expectativa em torno do aguardado concurso Bombeiros RJ (Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro) está crescendo, e a promessa é empolgante: a abertura de 1.500 vagas para serviço temporário voluntário. As últimas informações apontam que o Instituto AOCP é a banca organizadora preliminarmente escolhida, embora o edital ainda não tenha data de lançamento definida.

A oficialização da banca e a assinatura do contrato para a realização das provas são os próximos passos que devem anteceder o anúncio da data exata do início do certame. Diante disso, as exigências para ingresso no processo seletivo temporário do Corpo de Bombeiros RJ também serão confirmadas em breve.

Regime de contrato do concurso público

Na última seleção, foram oferecidas oportunidades para candidatos de níveis médio, técnico e superior. Além dos requisitos de escolaridade, a idade máxima era de 25 anos para praças temporários e 35 anos para oficiais temporários.

Sendo assim, os contratos tinham duração de 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por até oito anos. Tudo indica que essas condições devem se manter para o próximo concurso, caso seja autorizado pelo governo nos próximos dias.

É importante destacar que os contratados em regime temporário não possuem estabilidade funcional. Após o término do contrato, eles passam a fazer parte do quadro de reserva especial não remunerada do Corpo de Bombeiros RJ. Portanto, a expectativa é alta para os aspirantes a bombeiros voluntários no Rio de Janeiro, e a jornada promete ser emocionante.

Como foi o último concurso

O concurso anterior dos Bombeiros RJ, realizado em 2021, ofereceu uma oportunidade valiosa com 3 mil vagas temporárias. Deste montante, 2.548 vagas destinaram-se a soldados com formação de ensino médio, enquanto 452 vagas foram reservadas para oficiais da área de saúde com nível superior.

Vagas do edital

As áreas contempladas para oficiais da saúde incluíram:

  • Assistente social;
  • Enfermeiro;
  • Fisioterapeuta;
  • Fonoaudiólogo;
  • Médico com diversas especialidades;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo.

Esse concurso representou uma oportunidade significativa para candidatos com variados níveis de qualificação e especialização. No entanto, a expectativa é que o próximo concurso, que está em vias de ser anunciado, também ofereça oportunidades atrativas para aqueles que desejam fazer parte dos Bombeiros RJ. Fique atento às atualizações e prepare-se para o desafio que se avizinha.

O que faz um bombeiro?

Os bombeiros desempenham uma série de funções cruciais em situações de emergência. Isso inclui o combate a incêndios, onde utilizam técnicas e equipamentos para extinguir incêndios em diferentes cenários, como edifícios, florestas e veículos. Além disso, eles têm a responsabilidade de resgatar pessoas em situações de risco, como acidentes de trânsito, quedas e desabamentos, utilizando equipamentos especializados.

Muitos bombeiros também são treinados em atendimento médico de emergência, sendo capazes de prestar assistência médica imediata, como RCP e primeiros socorros. Em situações aquáticas, eles atuam em resgates, empregando botes, pranchas e técnicas de mergulho. Em cenários de alturas, como prédios e torres, os bombeiros garantem a segurança das pessoas, fazendo uso de cordas e equipamentos de escalada.

Os bombeiros desempenham um papel importante na educação pública sobre prevenção de incêndios e segurança, realizando palestras, inspeções de segurança e campanhas de conscientização. Além disso, eles participam do atendimento a desastres naturais, auxiliando nas operações de busca e resgate, evacuação e assistência às vítimas e muito mais.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.