Bolsonaro faz comparação de chuvas na Bahia a lockdown em pandemia - Notícias Concursos

Bolsonaro faz comparação de chuvas na Bahia a lockdown em pandemia

Em mais um declaração polêmica, o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a comparar a as chuvas e caos enfrentado por cidades da Bahia e Minas Gerais, ao lockdown da pandemia. As informações são do portal Metrópoles. O desastre natural registrado nessas cidades, que tem gerado comoção da internet, atingiu a moradia de, ao menos, 3 mil famílias.

Veja também – Auxílio emergencial: PF aponta fraudes de R$ 10 milhões

“Também tivemos uma catástrofe no ano passado, quando muitos governadores, pessoal da Bahia fechou todo o comércio e obrigou o povo a ficar em casa. O povo, em grande parte, informais condenados a morrer de fome dentro de casa”, disse Bolsonaro em coletiva de imprensa, após sobrevoar as regiões de helicóptero. Essa não é a primeira vez que o presidente fala contra a prática de lockdown , pelo contrário.

Em paralelo a isso, Bolsonaro destacou as ações adotadas pelo governo federal até agora. “O governo federal atendeu a todos com o Auxílio Emergencial, que, na verdade, chegou a 68 milhões de pessoas em um primeiro momento, gastando quase R$ 50 bilhões por mês. O governo é sensível a esse problema, a gente pede a colaboração de todos para que se supere esse, problemas e também não destruamos a economia em nome de seja lá o que for, apesar de respeitarmos e entendermos a gravidade que esse vírus aí tem proporcionado ao Brasil”, disse Bolsonaro.

Estavam junto com o presidente o ministros da Cidadania, João Roma; do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho; da Saúde, Marcelo Queiroga e o do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Augusto Heleno.

Pagamento FGTS

As famílias da Bahia e Minas Gerais atingidas pelas enchentes poderão contar com a liberação dos recursos do  Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A medida foi anunciada no último sábado pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Por meio de portaria, pelo menos 7 municípios foram considerados em situação de emergência, sendo eles:

1 – Anagé

2 – Camacan

3 – Canavieiras

4 – Guaratinga

5 – Ibicuí

6 – Itabela

7 – Itacaré

Poderão sacar os valores aqueles que já tinham alguma quantia no fundo.

O que é o FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é uma espécie de reserva para o trabalhador. Ele está previsto em contratos firmados com base na CLT.

Todo mês a empresa deposita 8% do valor do salário do funcionário e o dinheiro só pode ser sacado em caso de demissão sem justa causa ou, em caso de pedido de demissão por parte do funcionário, o dinheiro permanecerá no fundo, porém sem poder ser movimentado.

Outras possibilidades para ter acesso ao dinheiro é num financiamento de uma casa ou então aderindo a modalidade “Saque Aniversário”. A modalidade da direito a saques anuais de valores específicos, porém em caso de demissão o trabalhador não poderá sacar todo o valor do fundo depositado pela empresa.

Após solicitado, o tempo de permanência mínima na modalidade Saque Aniversário é de dois anos. Ter sua casa atingida por desastre natural também dá direito ao fundo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?