As inscrições para o Bolsa Povo já estão abertas. Agora, os 300 mil estudantes da rede pública de ensino poderão se inscrever no programa. A intenção é reduzir o número de casos da evasão escolar através do benefício para incentivar os alunos a permanecerem estudando.
O Governo de São Paulo criou o programa para atender os alunos em situação de extrema vulnerabilidade que costumam sair da escola para buscarem um emprego para ajudar no sustento da família.
Atualmente, a rede estadual de São Paulo possui cerca de 3,5 milhões de estudantes matriculados regularmente. Desse total, 770 mil são membros de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.
“Este programa é inédito no Brasil. Tanto no formato, pois estaremos pagando sempre por bimestre, e vamos continuar avançando para promover a recuperação e prevenir a evasão”, disse o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares.
Programa Bolsa do Povo
O Bolsa Povo foi liberado para atender os estudantes nos meses de 2021 e 2022. Todavia, só podem receber o benefício aqueles que estiverem devidamente matriculados no 9º ano do ensino fundamental anos finais ou em alguma série do ensino médio.
Além disso, os discentes devem apresentar uma frequência escolar de 80%, de 2 a 3 horas de estudos pelo aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP), além de participarem das avaliações de conhecimento.
Caso seja estudante do 3º ano do ensino médio, o cidadão terá que participar das atividades de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano. Para isso, o Governo do estado está investindo R$ 400 milhões, para serem distribuídos em R$ 1 mil para cada aluno.
Vale ressaltar que o benefício não será disponibilizado em uma única parcela, sendo concedido conforme os meses do ano letivo.
Inscrições para o Bolsa do Povo de São Paulo
O período para as inscrições ficará aberto até o dia 13 de setembro. Para realizar o procedimento basta acessar o Portal do Programa. No entanto, será necessário informar o número da inscrição no Cadastro único (CadÚnico).