Os pagamentos de agosto do Bolsa Família ainda não chegaram ao fim oficialmente, mas muita gente já está esperando pelos repasses de setembro. Afinal de contas, em tempos de crise econômica, é natural que o dinheiro do programa seja curto demais para a grande maioria das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
A boa notícia para os cidadãos que estão aguardando os pagamentos de setembro, é que o governo federal já divulgou o calendário completo de liberações do benefício para o próximo mês. Assim, o indivíduo pode se programar para entender quantos dias faltam para a sua próxima liberação.
Assim como nos meses anteriores, a ideia do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome é fazer com que os cidadãos recebam o saldo nos 10 últimos dias úteis de cada mês. Para saber o dia exato do seu recebimento, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).
Antecipações do Bolsa Família em setembro
O governo federal também já confirmou que vai seguir neste mês de setembro realizando uma série de antecipações para determinados grupos sociais. Todas as pessoas que recebem o saldo oficialmente nas segundas, terão a oportunidade de sacar a quantia já no sábado imediatamente anterior.
Para além disso, o governo federal também deverá antecipar os pagamentos do Bolsa Família para todos os usuários que residem em cidades que se encontram em situação de calamidade pública. Neste caso, a ideia é liberar o benefício para todos eles já no dia 18 de setembro, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada um.
Quem vai poder receber?
As regras de seleção para o Bolsa Família em setembro seguirão as mesmas. Para ter direito ao programa, será necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso, também é preciso ter uma renda per capita de até R$ 218 por mês.
Mesmo os cidadãos que cumprem todas estas regras de entrada ainda não estão garantidos no programa. Em todos os casos, será necessário aguardar pelo processo de seleção do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Para saber se você é um dos selecionados para o Bolsa Família neste mês de setembro, basta consultar as informações do seu perfil no app oficial do programa. A atualização será feita dentro de mais algumas semanas.
Quem recebe em agosto está garantido em setembro?
O cidadão que está entre os usuários atendidos pelo Bolsa Família em agosto, não precisa realizar nenhum tipo de renovação da inscrição para voltar a receber o saldo no próximo mês de setembro. De antemão, o saldo é renovado de maneira automática.
Contudo, é possível que o cidadão perca o direito de receber o benefício entre os meses de agosto e setembro. Vale lembrar que o Ministério do Desenvolvimento Social segue realizando o processo de pente-fino.
Bolsa Família em agosto
Como dito, os pagamentos de agosto do Bolsa Família ainda não foram concluídos. Nesta terça-feira (29), por exemplo, os repasses estão sendo feitos para as pessoas que possuem o NIS final 8. Veja no detalhamento abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).