Falta pouco menos de uma semana para a retomada dos pagamentos do Bolsa Família. De acordo com as informações oficiais, o maior programa de transferência de renda do país deverá atender pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões a partir do próximo dia 19.
Para os usuários que já fazem parte da folha de pagamentos, uma dúvida pode aparecer: afinal de contas, quem recebeu o benefício em julho, está confirmado nos repasses de agosto? Será preciso realizar algum tipo de solicitação de continuidade?
Preciso renovar o Bolsa Família?
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família, as pessoas que já estão dentro da folha de pagamentos do benefício social não precisam se preocupar com qualquer tipo de renovação.
Em regra geral, as liberações são realizadas de maneira automática. Isso significa que se você já estava dentro da folha de pagamentos, vai seguir recebendo o benefício nos meses seguintes. Resta, portanto, esperar até o dia da sua liberação.
Olho nas regras de permanência
Mas em todos os casos, é preciso prestar bastante atenção às regras de permanência do Bolsa Família. De fato, a maioria das pessoas que já fazem parte desse benefício social deverão seguir recebendo o saldo normalmente nos meses seguintes. Mas existem alguns casos em que o cidadão pode ser excluído.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social existem várias situações que podem fazer com que o indivíduo perca o direito de seguir recebendo o Bolsa Família. O principal deles é a falta de atualização do sistema do Cadúnico.
Em regra geral, esse cadastro do governo federal precisa ser atualizado sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver a mudança estrutural na família, como uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço, ou até mesmo uma alteração na escola dos filhos, por exemplo.
Para saber se você foi excluído, ou não, do Bolsa Família, a dica é prestar atenção aos dados da sua conta, que estão disponíveis no app oficial do programa. Esse aplicativo é gratuito e já está disponível para download em celulares Android e iOS.
Quem poderá receber Bolsa Família em agosto?
O governo federal afirma que as regras de entrada para o Bolsa Família desse mês de agosto seguirão basicamente as mesmas. Para ter direito ao benefício, é preciso seguir os dois passos abaixo:
- Ter uma renda per capita de até R$ 218;
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico.
Mesmo as pessoas que seguem as duas regras acima, ainda não estão oficialmente garantidas no programa social. Isso porque o governo federal seleciona as pessoas com base no espaço orçamentário disponível naquele determinado mês.
Bolsa Família de agosto
Como dito, neste mês de agosto, o Bolsa Família será retomado no dia 19. Para saber o dia exato da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Quem tem NIS final 1, por exemplo, poderá receber primeiro.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de agosto, tomando como base o calendário divulgado pelo Governo Federal:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).