Bolsa Família: Lula confirma antecipação dos pagamentos de setembro para mais um grupo
Mais um grupo de usuários do Bolsa Família poderão antecipar os pagamentos do benefício social em setembro
No próximo dia 17, o governo federal deverá retomar oficialmente os pagamentos do Bolsa Família. A partir da próxima semana, o maior programa de transferência de renda do país deve atender pouco mais de 20 milhões de pessoas, segundo estimativas do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Assim como nos meses anteriores, nem todo mundo poderá receber o saldo no primeiro dia de pagamento. O cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber exatamente quando vai receber o saldo em sua conta.
Abaixo, você pode conferir calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para esse mês de setembro:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na terça-feira (17);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na quarta-feira (18);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quinta-feira (19);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na sexta-feira (20);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na segunda-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na terça-feira (24);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na quarta-feira (25);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quinta-feira (26);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na sexta-feira (27);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na segunda-feira (30).
Lula confirma antecipação
Entretanto, o fato é que nem todos os 20 milhões de usuários do Bolsa Família precisarão seguir o calendário acima. De acordo com as informações oficiais, algumas pessoas terão o direito de antecipar a liberação, independente do final do seu NIS.
A informação, aliás, foi confirmada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa quarta-feira (11). Durante visita a Manaus, no Amazonas, o petista confirmou que usuários que residem em cidades do Amazonas que se encontram em situação de calamidade ou de emergência pública oficialmente reconhecidas pelo governo federal, poderão receber o Bolsa Família de maneira antecipada
A medida tem como objetivo atenuar os efeitos da forte seca que atinge a região norte nesse momento. Várias cidades estão sofrendo com as queimadas, e isso tem impacto direto na vida de milhares de famílias, sobretudo aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
“Vamos antecipar o pagamento do Bolsa Família para o dia 17, beneficiando cerca de 600 mil famílias no Amazonas”, afirmou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
Como funciona a antecipação do Bolsa Família
De acordo com as informações do governo federal, o cidadão que faz parte do Bolsa Família e que reside em uma cidade do Amazonas que se encontra em situação de emergência ou de calamidade pública não precisa se preocupar com o processo de solicitação da antecipação do benefício.
O Ministério do Desenvolvimento Social explica que a liberação será feita no próximo dia 17 para todos esses usuários de maneira automática na conta em que os cidadãos já estão acostumados a receber os benefícios regulares.
Outros grupos que podem antecipar Bolsa Família
Vale lembrar que o processo de antecipação de pagamentos do Bolsa Família não é algo necessariamente novo. Todos os meses, o governo federal costuma antecipar as liberações do benefício para os cidadãos que residem em cidades que se encontram em situação de emergência ou de calamidade pública.
O caso mais famoso é o do Rio Grande do Sul. O estado acabou de passar pelo maior desastre ambiental de toda sua história. Fortes chuvas deixaram um rastro de destruição com quase 200 mortos, e milhares de desabrigados ou desalojados.
Diante desse cenário, o governo federal baixou recentemente um decreto decidindo que todos os usuários do Bolsa Família que residem no Rio Grande do Sul terão o direito de receber o saldo de maneira antecipada até dezembro deste ano.
Se você é usuário do Bolsa Família e não reside no Amazonas ou no Rio Grande do Sul, também poderá antecipar o pagamento do benefício nesse mês de setembro, desde que resida em qualquer cidade do país que esteja em situação de emergência ou de calamidade pública oficialmente reconhecida pelo governo federal.