Bolsa Família: governo prepara novo pente-fino; veja lista de pessoas que serão atingidas

Bolsa Família: governo prepara novo pente-fino; veja lista de pessoas que serão atingidas

Governo federal deve aplicar um novo pente-fino nas contas de usuários do Bolsa Família. Veja quem está na mira

O governo federal está em vias de iniciar um novo pente-fino nas contas do Bolsa Família. Este é um procedimento que funciona como uma espécie de reavaliação das contas dos usuários que fazem parte do benefício social. A ideia geral é identificar se o cidadão está dentro das regras de permanência no programa.

Normalmente, o pente-fino acaba causando um certo temor entre os usuários do projeto.  Isso porque, em tese, o governo federal poderá encontrar pessoas que estariam burlando o sistema, e pode em último caso excluir esses cidadãos dos pagamentos do programa.

Novo público do pente-fino

Desta vez, no entanto, nem todo mundo poderá ser avaliado pelo pente-fino. De acordo com as informações oficiais, a ideia do Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família,  é focar a revisão apenas em alguns usuários.

São eles:

  • Pessoas que residem sozinhas (famílias unipessoais);
  • Pessoas que tenham entre 18 e 49 anos. 

Considerando os dois recortes acima, poderíamos estar falando de algo em torno de 1,3 milhão de cidadãos que recebem o Bolsa Família todos os meses. O governo federal suspeita que ao menos uma parte deles poderia estar burlando o sistema para receber o benefício social.

A avaliação dentro do governo federal nesse momento é de que o número de 1,3 milhão de cidadãos que moram sozinhos e que possuem idade entre 18 e 49 anos seria muito alto. Por isso, existe suspeita. 

Os números do pente-fino

Segundo informações de bastidores, a ideia do governo federal  é iniciar esse processo de revisão apenas a partir de janeiro de 2025. A suspeita do poder executivo é de que algo em torno de 400 mil usuários possam ser retirados do programa. Mas o número pode chegar até 500 mil, segundo essas mesmas fontes.

O objetivo do governo é realmente realizar cortes no programa. Até mesmo por isso, o planejamento é chegar em uma economia de cerca de R$ 4 bilhões com essas revisões. 

Como de costume, o processo de pente-fino poderá ser realizado de maneira remota através dos cruzamentos de dados entre as mais diferentes instituições que têm parceria com o governo federal. 

Entretanto, não está descartada a possibilidade de lançamento de uma portaria para permitir novas visitas domiciliares de agentes sociais de prefeituras. A ideia é confirmar a veracidade das informações indicadas pelos cidadãos no CadÚnico.

Bolsa Família: governo prepara novo pente-fino; veja lista de pessoas que serão atingidas
Dados do CadÚnico são importantes para o processo de pente-fino. Imagem: Agência Brasil

Regras do Bolsa Família

É importante destacar que não há nada de errado em ser um usuário do Bolsa Família que mora sozinho e que possui algo entre 18 e 49 anos. Desde que o cidadão cumpra as regras de permanência, ele poderá seguir recebendo o benefício normalmente. Ao menos é o que diz o governo federal. 

Vale sempre lembrar que para seguir recebendo o benefício social é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do CadÚnico, além de ter uma renda per capita de até R$ 218.

Em alguns casos, essa renda pode ser elevada em até meio salário mínimo. Mas se passar desse patamar, o cidadão será automaticamente retirado dos pagamentos do benefício, seja por meio de uma suspensão, cancelamento ou mesmo de um bloqueio. 

Bolsa Família de setembro

Enquanto o governo não inicia a nova fase do pente-fino do Bolsa Família, os pagamentos do programa seguirão acontecendo normalmente. De acordo com as informações oficiais, em setembro o saldo voltará a ser pago a partir do próximo dia 17.

Para saber o dia da sua liberação, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo: 

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na terça-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na quarta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quinta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na sexta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na segunda-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na terça-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na quarta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quinta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na sexta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na segunda-feira (30).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?