Bolsa Família: governo confirma BLOQUEIO de pagamentos para estas famílias

Bolsa Família: governo confirma BLOQUEIO de pagamentos para estas famílias

Bolsa Família atende pouco mais de 20 milhões de pessoas de todas as regiões do país. Mas algumas destas pessoas podem ser bloqueadas

O governo federal segue nesta segunda-feira (27) com os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 7. Para este público, o dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Mas o fato é que mesmo antes do fim dos pagamentos de maio do Bolsa Família, muita gente já está de olho no que vai acontecer no mês de junho. E neste sentido, há uma preocupação latente, já que o governo federal confirmou que poderá bloquear os pagamentos de alguns usuários.

Quem pode ser bloqueado em junho

Quem poderá ser bloqueado em junho? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o Bolsa Família poderá ser bloqueado por uma série de motivos. Talvez o principal deles seja mesmo a falta de atualização no sistema do Cadúnico.

O Cadúnico é uma espécie de lista do governo federal, que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social no Brasil hoje. Quem já está nesta lista precisa atualizar o sistema sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte ou um nascimento, por exemplo.

Para além da falta de atualização, outro ponto que também pode fazer o seu Bolsa Família ser bloqueado, é a indicação de informações falsas no sistema do Cadúnico. O governo federal possui mecanismos para definir se os dados informados por você são verdadeiros ou não.

Caso o cruzamento de dados aponte para informações desencontradas, é possível que o cidadão tenha o seu benefício bloqueado já no próximo mês de junho.

Pente-fino do Bolsa Família

De acordo com as informações oficiais, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome deverá suspender as ações de averiguação e revisão cadastral do Bolsa Família para este ano de 2024. Em outras palavras, podemos dizer que estamos falando da suspensão do pente-fino.

A suspensão, no entanto, é válida apenas para os usuários do Rio Grande do Sul. O estado passa neste momento pela maior tragédia ambiental de sua história. Dados mais recentes da Defesa Civil local indicam que milhares de gaúchos estão desalojados ou desabrigados.

Ao cancelar o processo de averiguação e revisão, o governo federal impede que algum usuário gaúcho corra o risco de perder o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional, a Tarifa Social de Energia Elétrica, ou qualquer outro benefício de caráter federal justamente neste momento delicado.

No Rio Grande do Sul, cerca de 252 mil famílias tinham sido convocadas para os processos de averiguação ou de revisão cadastral. Nenhuma delas precisa mais se preocupar com isso agora.

“Nossa prioridade é cuidar das famílias e garantir proteção social”, afirmou o ministro da pasta, Wellington Dias, em nota. “Estamos concentrando os esforços e tomando todas as medidas para que o auxílio chegue a todos.”

“Ao todo, 18 mil famílias do Rio Grande do Sul tiveram o benefício desbloqueado e os pagamentos estarão liberados a partir do primeiro dia do calendário do Bolsa Família, em 17 de maio. Outras 10 mil famílias tiveram a reversão da ação de cancelamento de benefícios e seus pagamentos de maio e junho estarão disponíveis no próximo mês”, divulgou a pasta, em nota.

Bolsa Família: governo confirma BLOQUEIO de pagamentos para estas famílias
Rio Grande do Sul ainda sofre com os efeitos das fortes chuvas. Imagem: Reprodução

Bolsa Família de maio

De acordo com informações do governo federal, as regras de entrada para o Bolsa Família de maio seguem as mesmas. Para ter direto ao benefício, é preciso:

  • Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  • Ter uma renda per capita de até R$ 218.

Mesmo as pessoas que cumprem estas regras de entrada, precisam aguardar até que os seus nomes sejam selecionados pelo governo federal. A entrada de novos beneficiários depende necessariamente do espaço orçamentário disponível para cada mês.

Para saber se você está entre os selecionados para os pagamentos do Bolsa Família em maio, não é preciso sair de casa. Esta consulta pode ser realizada através do aplicativo oficial do próprio programa, que já está disponível para download para celulares Android e iOS.

Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de maio. Como dito, o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo em sua conta:

  • Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
  • Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
  • Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
  • Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
  • Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
  • Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
  • Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
  • Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
  • Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
  • Usuários com NIS final 0: 31 de maio.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?