Em regra geral, os pagamentos do programa Bolsa Família são sempre feitos nos últimos 10 dia úteis do mês. Esta norma não é nova e está em vigor desde a criação do projeto de transferência de renda. O que nem todo mundo sabe é que existem algumas brechas nesta regra e alguns grupos podem receber o saldo de maneira antecipada.
Regularmente, os pagamentos do Bolsa Família deste mês de julho foram iniciados no último dia 18. Assim como ocorreu nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo de fato em sua conta.
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de julho (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de julho (segunda-feira).
Qual é a brecha?
Como dito, no entanto, alguns grupos específicos podem receber o saldo de maneira antecipada, ou seja, antes mesmo da indicação da data que está presente neste calendário. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, todos os usuários que recebem o saldo originalmente nas segundas, podem receber o dinheiro no sábado imediatamente anterior.
Ficou difícil de entender? Então vamos para um exemplo. Note que na próxima segunda-feira (24), o Governo Federal deverá realizar pagamentos para os cidadãos que possuem o NIS final 5. Contudo, eles já podem receber o saldo em suas contas sociais digitais neste sábado (22).
A mesma lógica vai valer também para as pessoas que possuem o NIS final 0. Neste caso, os repasses serão feitos oficialmente na segunda-feira (31), mas as liberações para este grupo estarão prontas para movimentações já a partir do sábado anterior, ou seja, o dia 29 de julho.
Como receber antecipadamente?
O cidadão que faz parte do Bolsa Família e deve receber o saldo oficialmente em uma segunda neste mês de julho, não precisa se preocupar com nenhum tipo de solicitação do saldo. De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, o dinheiro será antecipado para este público automaticamente.
A movimentação, aliás, poderá ser feita sem sair de casa. O dinheiro será depositado na mesma conta do Caixa Tem. Através do aplicativo será possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Se preferir, o usuário pode se dirigir até um caixa eletrônico, e movimentar a quantia através do cartão do Bolsa Família. As pessoas que receberam o cartão do antigo Auxílio Brasil no decorrer do ano passado, também podem usar este dispositivo para movimentar os saldo.
Sou obrigado a movimentar Bolsa Família?
A antecipação do dinheiro do Bolsa Família não implica afirmar que todos os cidadãos devem movimentar o saldo do programa no dia antecipado. O cidadão pode usar a quantia apenas depois do dia do pagamento regular, como está previsto no calendário desde o início do ano.
Segue valendo apenas a regra de que a movimentação precisa ser feita em um período de até 120 dias, ou seja, quatro meses, para que o dinheiro não fique retido. Este prazo começa a contar apenas do dia oficial do pagamento, e não do dia da antecipação.
Bolsa Família em julho
Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social apontam que mais de 20 milhões de pessoas estão recebendo o dinheiro do Bolsa Família neste mês de julho. A média de liberações é de R$ 684 por família.