Bolsa Família é LIBERADO para beneficiários do RS; veja como receber
Antecipação faz parte do pacote de medidas do Governo Federal para ajudar as famílias após as fortes chuvas e alagamentos no estado
Nesta sexta-feira (17/05) começam os repasses do Bolsa Família referente a maio de 2024. Os depósitos seguem o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, de modo que a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos.
No entanto, os beneficiários do Rio Grande do Sul já poderão sacar as parcelas, independente do final do NIS. A seguir, entenda mais detalhes sobre a iniciativa e veja como receber o pagamento este mês.
Antecipação do Bolsa Família no Rio Grande do Sul
Nas últimas semanas, o Rio Grande do Sul vem sofrendo com as fortes chuvas, que causaram alagamentos em 80% dos municípios do estado. Em consequência, milhares de pessoas perderam seus bens, chegando até mesmo a ficarem desabrigados.
Por isso, os municípios do estado declararam situação de calamidade pública, com reconhecimento do Governo Federal. Com o decreto, novas iniciativas passaram a ser possíveis, incluindo a antecipação do Bolsa Família.
Para os moradores do estado, o Bolsa Família será pago em parcela única nesta sexta (17/05), primeiro dia de repasses. Para isso, não foi considerado o final do NIS.
Antecipação do Auxílio Gás
Para ajudar as famílias neste momento de calamidade pública, o Governo Federal também realizou a antecipação do Auxílio Gás.
O próximo pagamento do benefício tinha previsão para começar apenas no dia 17 de junho.
No entanto, todos os beneficiários gaúchos já poderão receber a parcela, pois o pagamento ocorreu de forma unificada nesta sexta-feira (17/05).
Este mês, o valor do benefício será de R$ 100 para todos os inscritos no Auxílio Gás.
Saque do Bolsa Família e Auxílio Gás no Rio Grande do Sul
Os depósitos do Bolsa Família e do Auxílio Gás são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Assim, os recursos ficam disponíveis pelo aplicativo Caixa Tem.
Além disso, os canais oficiais da Caixa também ficam disponíveis para o saque do benefício. Assim, veja quais são:
- Caixas eletrônicos;
- Lotéricas;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Terminais de autoatendimento.
Porém, é importante ressaltar que diversas agências e autorizados da Caixa ficaram submersos nas enchentes. Assim sendo, o atendimento ao público se tornou impossível, o que dificulta o acesso dos beneficiários ao saque do Bolsa Família e Auxílio Gás.
Dessa maneira, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) reforça que os recursos ficarão disponíveis nas contas por tempo indeterminado. Por fim, os beneficiários sem acesso poderão receber todos os depósitos posteriormente.
Calendário de pagamentos do Bolsa Família maio de 2024
Vale lembrar que a antecipação do Bolsa Família será apenas para os municípios do Rio Grande do Sul e outros estados em situação de calamidade pública.
Nesse sentido, os demais beneficiários vão receber os pagamentos de acordo com o calendário oficial do programa para o mês de maio. Confira todas as datas:
- NIS final 1: 17 de maio;
- NIS final 2: 20 de maio;
- NIS final 3: 21 de maio;
- NIS final 4: 22 de maio;
- NIS final 5: 23 de maio;
- NIS final 6: 24 de maio;
- NIS final 7: 27 de maio;
- NIS final 8: 28 de maio;
- NIS final 9: 29 de maio;
- NIS final 0: 30 de maio.
Outros benefícios do Governo Federal
Além da antecipação do Bolsa Família e do Auxílio Gás, o conjunto de medidas do Governo Federal ainda prevê outros benefícios para os moradores do Rio Grande do Sul.
Assim, conheça todas as iniciativas:
- Restituição do imposto de renda: contribuintes terão prioridade no recebimento da restituição do imposto de renda este ano;
- Seguro-desemprego: os gaúchos que já estavam recebendo o seguro-desemprego antes da tragédia, ganharão mais duas parcelas adicionais;
- Abono salarial: também haverá a antecipação do PIS e do PASEP para os moradores do estado;
- Antecipação do BPC: beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) receberão as parcelas referente a maio e junho ainda este mês;
- Crédito facilitado: as empresas terão acesso a empréstimos com taxas de juros menores para se reestabelecerem neste período;
- Prorrogação de impostos: outra iniciativa para as empresas é a prorrogação da data de vencimento para o recolhimento de impostos.