O Novo Bolsa Família, Auxílio Brasil, está previsto para ser liberado em novembro deste ano. Embora ainda tenha sido votado no Congresso Nacional, há grandes expectativas para o novo programa de transferência de renda.
Até o momento, se sabe a migração dos beneficiários do Bolsa Família para o novo projeto será automática. No entanto, para continuar recebendo os beneficiários os segurados terão que manter os seus dados no Cadastro Único (CadÚnico) atualizados.
Como no Bolsa Família, para ter acesso aos abonos do Auxílio Brasil, o cidadão deve estar inscrito no CadÚnico. A intenção é utilizar o sistema de dados do Governo Federal como um critério de elegibilidade, para selecionar quem deve ou não participar do novo projeto.
Para atualizar o cadastro ou fazer a inscrição, o sujeito interessado deve comparecer em um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município onde vive. Na ocasião, será necessário apresentar os seguintes documentos:
Ainda não foi divulgado o processo de inclusão do novo programa social, mas se sabe da necessidade da inscrição no CadÚnico. Isso porque o banco de dados já é utilizado pelo Ministério da Cidadania para determinar quais famílias serão contempladas por políticas sociais.
Contudo, após atualizar os dados no CadÚnico, é possível verificar se as novas informações foram colocadas corretamente no registro da família. Para isso, basta acessar o aplicativo ou site “Meu CadÚnico”, ou ainda entrar em contato com a central de atendimento no telefone 0800 707 2003.