Em março, ao menos alguns dos usuários que fazem parte do programa Bolsa Família poderão receber o benefício mais cedo. De acordo com o Ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), a medida vai atingir apenas algumas cidades.
Dias explicou que o plano é antecipar os pagamentos para uma data única apenas para os usuários que residem em cidades fortemente atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo. A região está sofrendo com as consequências do temporal, e dezenas de corpos de vítimas fatais já foram encontrados.
“Para facilitar para as famílias, o pagamento de março será unificado, feito no dia 20 para todas as famílias dos municípios atingidos e com decreto de emergência e calamidade”, disse o ministro Wellington Dias. Ele falou que o Ministério está em contato com os municípios para acelerar este processo de antecipação.
“Acertei com o Brigadeiro Heraldo para viabilizar aeronave para o transporte, da capital São Paulo para São Sebastião e região, de alimentos, colchões, lençóis, fraldas e água potável, adquiridos em parceria entre o MDS e a Central Única das Favelas (CUFA)”, seguiu o chefe do Ministério.
Prejuízo econômico
“É um prejuízo social e econômico incalculável. A visita do presidente Lula, nesta segunda-feira (20.02), acompanhado pelo governador, prefeitos e lideranças federais e sociais, mostra a sensibilidade do presidente com quem mais precisa e na hora em que mais precisam”, completou.
O Governo deverá realizar os pagamentos do Bolsa Família no dia 20 de março para todos os grupos, independente do final do Número de Identificação Social (NIS) de cada família que mora nas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Guarujá, Ilha Bela, São Sebastião e Ubatuba.
Para os demais cidadãos que residem em outros municípios, não há previsão de antecipação dos pagamentos de março do Bolsa Família. Estas pessoas devem seguir com o calendário regular de liberações do benefício social.
Também não há previsão de antecipação do atual calendário de fevereiro do Bolsa Família. Os pagamentos deste mês estão acontecendo desde o último dia 13 e a maioria dos usuários já conseguiu receber o saldo.
Veja abaixo o calendário referente aos repasses deste mês de fevereiro:
- Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).
Bolsa Família
Em março, o Bolsa Família passa a ter um novo desenho. A ideia é que famílias com crianças menores de seis anos de idade possam receber além dos R$ 600 habituais, os R$ 150 do adicional por cada filho nesta faixa etária.
Famílias que contam com crianças entre 7 e 18 anos também poderão receber algum saldo adicional. De todo modo, o Governo Federal ainda não explicou qual seria o valor deste bônus e nem quando ele começaria a ser pago.
Em todos os casos, não há necessidade de inscrição prévia. A ideia é que o Governo Federal utilize as bases de dado do Cadúnico para entender quem são as pessoas que realmente podem receber o benefício.