De acordo com o Governo Federal, as parcelas de setembro do Bolsa Família já possuem datas certas! Assim, segundo o calendário oficial do benefício, os depósitos começam a partir do próximo dia 18, com fim em 29 de setembro.
Os pagamentos continuam seguindo o mesmo formato, ou seja, conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada participante.
Desta forma, o programa assistencial, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, deverá liberar suas parcelas da seguinte maneira:
No entanto, é muito importante que as famílias confiram se seguem cumprindo as regras do benefício. Caso contrário, é possível que estejam com suspensão ou até mesmo bloqueio dos pagamentos.
Se for este o caso é possível realizar o desbloqueio, entenda melhor abaixo.
Atualmente, o Bolsa Família conta com seis modalidades distintas de benefícios.
Assim, os valores variam de acordo com o número de membros e composição de cada unidade familiar, da seguinte forma:
Portanto, a depender da composição da família, o valor poderá mudar. É por esse motivo que é muito importante atualizar suas informações no Cadastro Único com frequência.
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Além dos novos dados influenciarem no valor, esta atualização também pode ser uma forma de prevenir o bloqueio do benefício.
De acordo com as regulamentações do Ministério do Desenvolvimento Social poderão participar do Bolsa Família, todas as unidades familiares brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Desse modo, é necessário ter uma renda per capita mensal, ou seja, por pessoa, de até R$ 218. Além disso, é necessário ter inscrição atualizada no Cadastro Único.
Contudo, para se manter no programa de transferência de renda os participantes deverão cumprir as seguintes condicionalidades da gestão federal:
O objetivo destas regras é de garantir que as famílias acessem políticas públicas de saúde e educação. Contudo, se não forem cumpridas também poderão ser um motivo de bloqueio.
Recentemente, alguns beneficiários da folha de pagamento do programa Bolsa Família vêm relatando que acabaram tendo os valores da medida suspenso sem motivo aparente.
No entanto, mesmo com os casos de suspensão da quantia, a expectativa é de que no decorrer deste mês de setembro o programa chegue aos lares de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
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Ainda assim, para aqueles que tiveram os seus valores bloqueados, é essencial que fiquem atentos para identificar o motivo da suspensão do pagamento do benefício.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, para impedir que as parcelas do Bolsa Família sejam suspensas, é imprescindível que as famílias mantenham todas as suas informações atualizadas junto ao Cadastro Único (CadÚnico). Isto é, a principal plataforma de dados sociais do Governo Federal.
Para efetuar o procedimento de atualização, então, será necessário que o responsável pela unidade familiar se dirija a um dos postos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Segundo o Governo Federal é essencial que todas as informações dos beneficiários sejam atualizadas, pelo menos, a cada dois anos.
Normalmente, as parcelas do Bolsa Família são suspensas no caso de informações desatualizadas no CadÚnico.
Ademais, outro ponto que pode levar a interrupção do pagamento do programa é o não cumprimento das condicionalidades, exigências do Governo Federal para que uma família se mantenha na folha de pagamento do auxílio.
Na grande maioria das vezes executar o desbloqueio do Bolsa Família não é uma tarefa difícil. No entanto, o desbloqueio pode demorar em razão do alto fluxo de atendimentos.
Segundo a pasta que coordena o programa, para realizar os desbloqueios das parcelas da medida, o cidadão deverá entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família. Assim, deve solicitar o desbloqueio e o recebimento dos valores não pagos.
Além disso, no momento do contato, o beneficiário deverá informar alguns dados e documentos, como, por exemplo, comprovante de residência.
Após o contato, o Governo Federal irá analisar as informações repassadas pelo beneficiário. O procedimento pode levar alguns dias, portanto, é extremamente importante que o solicitante esteja atento aos prazos informados pela central de atendimento.
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A Central de Atendimento do Bolsa Família está disponível pelo número de telefone 0800 707 2003. No entanto, também é possível buscar mais informações pelo aplicativo do benefício e, também, ao se dirigir ao CRAS de sua cidade.