BOLSA FAMÍLIA: Com NOVO PENTE-FINO, como saber se o seu benefício foi CANCELADO?
Milhares de pessoas deixaram de receber o dinheiro do Bolsa Família desde o início do ano. Veja se você está entre os cancelados
Desde o início de 2023, o governo federal iniciou um processo de pente-fino nas contas do Bolsa Família. A ideia do poder executivo é encontrar pessoas que estão em situação de irregularidade. Neste processo, muitas famílias deixaram de receber o saldo em suas contas. O movimento preocupa os usuários.
A preocupação não ocorre sem sentido. Nos últimos dias, membros do governo federal vêm sinalizando que o processo de pente-fino ainda não chegou ao fim, e que novas análises devem seguir ocorrendo no decorrer dos próximos meses. Na prática, isso significa que mais pessoas poderão ser suspensas ou canceladas do projeto social.
Neste sentido, muita gente quer saber como descobrir se você está entre as pessoas que perderão o direito de receber o benefício social. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, não é preciso sair de casa para realizar este tipo de verificação.
Como descobrir se fui suspenso ou bloqueado?
Segundo o Ministério, existem duas maneiras de confirmar se a sua conta foi excluída do programa social ou não. Veja abaixo:
- Extrato bancário
A pasta afirma que envia aos usuários do Bolsa Família a notificação de exclusão no extrato bancário do pagamento do programa social. Assim, é importante ler atentamente a informação neste documento para que o cidadão entenda o problema, e consiga resolver com mais rapidez.
- Consulta ao app
Não quer esperar pelo extrato? Há uma segunda opção de verificação. Uma consulta ao site ou app oficial do Bolsa Família. Basta entrar no seu perfil e verificar as informações sobre os seus pagamentos. Por esta via, o governo informa a exclusão, explica o motivo da decisão e pode sinalizar uma maneira de retomar os pagamentos.
O que pode causar a exclusão do Bolsa Família?
Mas o que a grande maioria das pessoas querem mesmo é evitar a perda do direito de receber o Bolsa Família. Neste sentido, é importante atentar para os motivos que podem ocasionar uma suspensão, um bloqueio ou mesmo um cancelamento completo. Veja abaixo.
- Inconsistência cadastral
O cidadão pode ter o Bolsa Família cancelado por problemas no cadastro do Cadúnico. Em alguns casos, o governo federal descobre por outras fontes que as informações do Cadastro Único estão erradas, e isso pode fazer com que a determinada família perca o direito de receber o saldo do benefício social.
Como evitar: Para evitar perder o programa por este motivo, a dica é sempre manter o Cadúnico atualizado com informações verdadeiras.
- Falta de atualização
Outro ponto que pode resultar em um cancelamento do Bolsa Família é a falta de atualização das informações que estão presentes no Cadúnico.
Como evitar: para evitar uma exclusão por falta de atualização, a dica é atualizar o Cadúnico sempre uma vez a cada dois anos, e sempre que houver uma mudança estrutural na sua família como uma morte, um nascimento, ou mesmo uma mudança de endereço, por exemplo.
- Fim da regra de emancipação
Também é possível perder o direito de receber o Bolsa Família, quando o cidadão não está mais na regra de emancipação. Trata-se da norma que protege por dois anos as famílias que tiveram um aumento na renda per capita.
Como evitar: não existe uma maneira de evitar que esta exclusão aconteça. Na verdade, este é o tipo de exclusão que vários usuários querem ter, já que indica que o cidadão perdeu o direito de receber a ajuda do estado, justamente porque conseguiu um emprego formal consistente.
Bolsa Família em setembro
Em setembro, os pagamentos do Bolsa Família serão retomados no dia 18. Para saber a data exata da sua liberação, é importante se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 22 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de setembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de setembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de setembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de setembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 29 de setembro (sexta-feira).