Bolsa Família: Caixa libera último pagamento de janeiro
Nesta quarta-feira (31), a Caixa Econômica Federal libera o último pagamento do Bolsa Família referente a janeiro de 2024. Assim, encerra o período de repasses que começou no dia 18 de janeiro.
O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do Brasil e contempla milhões de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica do país.
A seguir, veja quem receberá os depósitos nesta quarta e relembre todas as regras do programa para não correr o risco de perder o benefício.
Caixa libera pagamento do Bolsa Família nesta quarta (31)
Os depósitos do Bolsa Família, assim como nos meses anteriores, seguem o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.
Para encerrar essa rodada de pagamentos a Caixa fará o depósito para todos aqueles que possuem o NIS com final 0.
O banco realiza o depósito na conta social digital dos inscritos. Assim, disponibiliza os seus canais de atendimento para a realização de movimentações financeiras e saque do benefício.
Beneficiários podem fazer o saque sem o cartão na Caixa
Em primeiro lugar, é válido lembrar que os beneficiários do Bolsa Família podem movimentar o seu benefício por meio do aplicativo Caixa Tem. Nesse sentido, é possível fazer transferências, PIX, pagamento de boletos e acessar diversos outros serviços.
Também é possível fazer o saque com o cartão do benefício nas casas lotéricas, agências, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
No entanto, a Caixa reserva a opção exclusiva de saque sem cartão para quem tem acesso ao app Caixa Tem. Assim, não é necessário utilizar o cartão do benefício para receber a parcela em mãos.
A seguir, confira o passo a passo completo para o saque sem o cartão do Bolsa Família:
- Em primeiro lugar, baixe o aplicativo Caixa Tem no seu celular. Ele está disponível para aparelhos Android e IOS;
- Após fazer login no app, selecione a opção “Saque sem cartão”;
- Depois, clique em “Gerar código para saque”;
- Na sequência, digite a sua senha do aplicativo e confirme;
- Anote ou copie o código que vai aparecer na tela do celular. Esse código tem validade de duas horas, então você deve usá-lo nesse período;
- A seguir, vá até um caixa eletrônico da Caixa Econômica e selecione a opção “Saque sem cartão”;
- Por fim, siga as orientações da tela, insira o código gerado no app Caixa Tem quando for solicitado e retire o seu dinheiro.
Além disso, também é possível fazer o saque sem o cartão do Bolsa Família em uma lotérica. Nesse caso, basta informar o código do Caixa Tem para o atendente e apresentar um documento de identificação com foto.
Regras do Bolsa Família 2024
O Bolsa Família não teve grandes alterações para 2024. Nesse sentido, para fazer parte do programa, os interessados devem ter renda mensal de até R$ 218 per capita.
Além disso, também é fundamental fazer a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais). Isso porque é por meio desse cadastro que o Governo Federal consegue identificar as famílias que têm direito ao benefício e fazer a concessão.
Condicionalidades de permanência
Assim como no anterior, em 2024 os beneficiários do Bolsa Família também devem se atentar para as condicionalidades de permanência. São exigências relacionadas à saúde e educação que devem ser cumpridas para evitar o bloqueio do benefício.
A seguir, relembre todas as exigências:
- É necessária a atualização do CadÚnico a cada dois anos ou sempre que houver mudanças nas informações do grupo familiar;
- Crianças, adolescentes e gestantes devem realizar a atualização da caderneta de vacinação;
- Crianças entre 4 e 5 anos deverão ter frequência escolar mínima de 60%;
- Crianças a partir de 6 anos deverão ter frequência escolar mínima de 75%;
- Gestantes devem fazer o pré-natal;
- Mulheres e crianças de até 7 anos devem realizar o acompanhamento nutricional.
Entretanto, a novidade para 2024 é que os beneficiários também deverão manter o CPF regular. A nova regra faz parte da iniciativa do governo para evitar fraudes e golpes no programa, por meio de cadastros irregulares e falsos.
Dessa maneira, aqueles que estiverem com o CPF suspenso, com divergência de titularidade na Receita Federal ou mesmo com inconsistência de dados no CadÚnico poderão ter o benefício bloqueado.