Bolsa Família: Caixa libera último pagamento de janeiro - Notícias Concursos

Bolsa Família: Caixa libera último pagamento de janeiro

Nesta quarta-feira (31), a Caixa Econômica Federal libera o último pagamento do Bolsa Família referente a janeiro de 2024. Assim, encerra o período de repasses que começou no dia 18 de janeiro.

O Bolsa Família é o maior programa de distribuição de renda do Brasil e contempla milhões de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica do país.

A seguir, veja quem receberá os depósitos nesta quarta e relembre todas as regras do programa para não correr o risco de perder o benefício.

Caixa libera pagamento do Bolsa Família nesta quarta (31)

Os depósitos do Bolsa Família, assim como nos meses anteriores, seguem o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.

Para encerrar essa rodada de pagamentos a Caixa fará o depósito para todos aqueles que possuem o NIS com final 0.

O banco realiza o depósito na conta social digital dos inscritos. Assim, disponibiliza os seus canais de atendimento para a realização de movimentações financeiras e saque do benefício.

Beneficiários podem fazer o saque sem o cartão na Caixa

Em primeiro lugar, é válido lembrar que os beneficiários do Bolsa Família podem movimentar o seu benefício por meio do aplicativo Caixa Tem. Nesse sentido, é possível fazer transferências, PIX, pagamento de boletos e acessar diversos outros serviços.

Também é possível fazer o saque com o cartão do benefício nas casas lotéricas, agências, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.

No entanto, a Caixa reserva a opção exclusiva de saque sem cartão para quem tem acesso ao app Caixa Tem. Assim, não é necessário utilizar o cartão do benefício para receber a parcela em mãos.

A seguir, confira o passo a passo completo para o saque sem o cartão do Bolsa Família:

  1. Em primeiro lugar, baixe o aplicativo Caixa Tem no seu celular. Ele está disponível para aparelhos Android e IOS;
  2. Após fazer login no app, selecione a opção “Saque sem cartão”;
  3. Depois, clique em “Gerar código para saque”;
  4. Na sequência, digite a sua senha do aplicativo e confirme;
  5. Anote ou copie o código que vai aparecer na tela do celular. Esse código tem validade de duas horas, então você deve usá-lo nesse período;
  6. A seguir, vá até um caixa eletrônico da Caixa Econômica e selecione a opção “Saque sem cartão”;
  7. Por fim, siga as orientações da tela, insira o código gerado no app Caixa Tem quando for solicitado e retire o seu dinheiro.

Além disso, também é possível fazer o saque sem o cartão do Bolsa Família em uma lotérica. Nesse caso, basta informar o código do Caixa Tem para o atendente e apresentar um documento de identificação com foto.

Regras do Bolsa Família 2024

Regras do Bolsa Família 2024
Regras do Bolsa Família 2024. Imagem: Roberta Aline / MDS

O Bolsa Família não teve grandes alterações para 2024. Nesse sentido, para fazer parte do programa, os interessados devem ter renda mensal de até R$ 218 per capita.

Além disso, também é fundamental fazer a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais). Isso porque é por meio desse cadastro que o Governo Federal consegue identificar as famílias que têm direito ao benefício e fazer a concessão.

Condicionalidades de permanência

Assim como no anterior, em 2024 os beneficiários do Bolsa Família também devem se atentar para as condicionalidades de permanência. São exigências relacionadas à saúde e educação que devem ser cumpridas para evitar o bloqueio do benefício.

A seguir, relembre todas as exigências:

  • É necessária a atualização do CadÚnico a cada dois anos ou sempre que houver mudanças nas informações do grupo familiar;
  • Crianças, adolescentes e gestantes devem realizar a atualização da caderneta de vacinação;
  • Crianças entre 4 e 5 anos deverão ter frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças a partir de 6 anos deverão ter frequência escolar mínima de 75%;
  • Gestantes devem fazer o pré-natal;
  • Mulheres e crianças de até 7 anos devem realizar o acompanhamento nutricional.

Entretanto, a novidade para 2024 é que os beneficiários também deverão manter o CPF regular. A nova regra faz parte da iniciativa do governo para evitar fraudes e golpes no programa, por meio de cadastros irregulares e falsos.

Dessa maneira, aqueles que estiverem com o CPF suspenso, com divergência de titularidade na Receita Federal ou mesmo com inconsistência de dados no CadÚnico poderão ter o benefício bloqueado.

Assim, o governo vai notificar os inscritos com irregularidades pelo aplicativo Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal. Porém, os beneficiários também poderão fazer a consulta do seu CPF no site oficial da Receita Federal.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?