Bolsa Família: Caixa faz alerta sobre parcelas esquecidas em contas

Milhares de brasileiros simplesmente esqueceram de movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Veja como identificar o saldo

Para a grande maioria dos usuários do Bolsa Família, o dia de recebimento é extremamente importante. Estes cidadãos esperam ansiosos pela data para poder sacar a quantia, e pagar suas contas, e comprar itens essenciais como comida e material de limpeza. Mas existe uma parcela dos usuários que simplesmente esquece de sacar o dinheiro.

Em alguns casos, este esquecimento pode se tornar um problema. É justamente neste sentido que a Caixa Econômica Federal está fazendo um alerta aos usuários. Em algumas unidades da federação, o grau de esquecimento está se tornando cada vez maior, e estas pessoas podem até mesmo ter os seus perfis cancelados.

O caso do Piauí

Um dos casos que mais chama atenção está no Piauí. Neste estado, estima-se que cerca de 11 mil parcelas do Bolsa Família não foram movimentadas entre os meses de junho e setembro deste ano. Estamos falando de quase R$ 8 milhões presos nas contas dos beneficiários.

Na avaliação da Caixa Econômica Federal, é possível que uma parcela dos usuários tenha realmente esquecido de sacar a quantia. Mas o mais provável é que a grande maioria nem saiba que tem direito ao recebimento deste benefício social.

O Caixa Tem

O que explica esta falta de conhecimento é a bancarização do Bolsa Família, procedimento que ganhou força desde o ano passado. Pelo atual sistema, o usuário que faz parte do programa passa a ganhar uma conta social digital gratuita assim que entra no projeto do governo federal.

Os usuários menos familiarizados com o sistema de internet, podem nem saber desta informação. Em resumo, eles estão recebendo o dinheiro, mas nem foram informados, e acreditam que não fazem parte do Bolsa Família do governo federal.

Bolsa Família: Caixa faz alerta sobre parcelas esquecidas em contas
Bolsa Família pode ser movimentado através do Caixa Tem. Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Como saber se eu faço parte do Bolsa Família

Existem várias maneiras de saber se você faz parte do Bolsa Família. Uma delas é ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal e falar com um atendente. É importante que o cidadão pergunte se ele tem uma conta social digital criada em seu nome.

Outra opção é visitar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência. Para os mais familiarizados com o mundo digital, há ainda a possibilidade de consultar esta informação através do sistema do aplicativo do Caixa Tem.

O que acontece com quem não movimenta o Bolsa Família?

E por que é importante verificar se você faz parte do Bolsa Família o quanto antes? De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, existem prazos de movimentação do dinheiro em sua conta, e eles precisam ser respeitados.

Conforme as regras gerais, cada usuário só pode acumular até três parcelas seguidas do Bolsa Família. Quando ele passa quatro meses sem movimentar, a parcela mais antiga é automaticamente removida, e o dinheiro retorna aos cofres públicos.

Mais do que isso. Caso o cidadão passe seis meses seguidos sem movimentar o saldo do Bolsa Família, o benefício é automaticamente cancelado, ou seja, ele é retirado do programa social e não vai mais poder receber o dinheiro em sua conta.

Pagamentos do Bolsa Família seguem

Neste mês de novembro, os pagamentos do Bolsa Família serão retomados a partir do próximo dia 17, e devem seguir até o dia 31. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de repasses para este mês. Para saber o dia exato do seu recebimento, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

  • NIS terminado em 1: 17 de novembro;
  • NIS terminado em 2: 20 de novembro;
  • NIS terminado em 3: 21 de novembro;
  • NIS terminado em 4: 22 de novembro;
  • NIS terminado em 5: 23 de novembro;
  • NIS terminado em 6: 24 de novembro;
  • NIS terminado em 7: 27 de novembro;
  • NIS terminado em 8: 28 de novembro;
  • NIS terminado em 9: 29 de novembro;
  • NIS terminado em 0: 30 de novembro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.