De acordo com o governo federal, pouco mais de 21 milhões de pessoas estão dentro da folha de pagamentos do Bolsa Família neste mês de agosto. Contudo, nem todas estas pessoas podem movimentar o dinheiro do benefício social. Parte dos usuários estão bloqueados, cancelados ou mesmo suspensos dos pagamentos do projeto.
Dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome mostram que das 21,1 milhões de famílias atendidas pelo projeto em agosto, apenas 19,7 milhões estão com o saldo liberado em suas contas. Já 1,4 milhão de famílias têm o benefício bloqueado, cancelado ou suspenso e não poderão sacar a parcela neste mês de agosto.
Cancelamento do Bolsa Famíilia
O que acontece?
Quando o Bolsa Família é cancelado, a família é automaticamente desligada do programa. Neste caso, não há novas parcelas depositadas. Além disso, as parcelas que ainda não tinham sido sacadas são canceladas também.
O que pode motivar o cancelamento?
O cidadão pode ter o benefício cancelado quando:
- A regra de transição que permite que o cidadão siga recebendo o Bolsa Família por mais dois anos chega ao fim;
- Quando a família não movimenta o dinheiro do benefício por mais de seis meses;
- Quando o Bolsa Família está em situação de bloqueio por mais de seis meses;
- Quando o governo percebe que o cidadão tem uma renda per capita de mais de R$ 660.
Bloqueio do Bolsa Família
O que acontece?
Quando o Bolsa Família é bloqueado, o Ministério do Desenvolvimento Social segue realizando os pagamentos do benefício normalmente, mas o cidadão não consegue realizar o saque. Além disso, a família também não vai conseguir movimentar o dinheiro que já tinha sido depositado em sua conta.
O que pode motivar o bloqueio?
O cidadão pode ter o Bolsa Família bloqueado quando:
- A família não atualizou o seu Cadúnico até 14 de julho de 2023, o prazo estipulado no processo de Averiguação Cadastral Unipessoal.
Suspensão do Bolsa Família
O que acontece?
No caso da suspensão, as famílias podem seguir movimentando o dinheiro que já tinha sido depositado em sua conta. Contudo, o Ministério não vai mais depositar saldo nas parcelas seguintes. Quando acaba o período de suspensão, a família em questão volta a receber o benefício normalmente.
O que pode motivar a suspensão
O Bolsa Família pode ser suspenso nos seguintes casos:
- Quando a família solicita e recebe o Seguro-Defeso, benefício pago aos pescadores artesanais.
Voltando ao programa
Como visto acima, existem várias maneiras de deixar de receber o Bolsa Família. Do mesmo modo, existem diversas maneiras de tentar voltar ao programa. O processo vai depender necessariamente da situação do usuário que deixou de receber o benefício.
No caso do bloqueio, por exemplo, o cidadão pode procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar a atualização do Cadúnico. Neste caso, é importante que ele insira os documentos que passaram a ser exigidos até o dia 14 de julho deste ano. Para algumas pessoas, também será necessário comprovar que realmente se trata de uma família unipessoal.
De todo modo, a dica geral para todos os usuários é acessar o app oficial do Bolsa Família em sua conta. Por este canal, o governo vai explicar o que aconteceu com o seu perfil e vai explicar o caminho que precisa ser seguido para voltar a receber o benefício social.
Em alguns casos, uma simples atualização do Cadúnico pode resolver o problema. Em outros, talvez seja necessário voltar para o final da fila do programa.
Pagamentos de agosto
Neste mês de agosto, os pagamentos do Bolsa Família foram iniciados no dia 18 e seguem normalmente nesta semana. Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).