Boleto contará com grande NOVIDADE para concorrer com o Pix; Entenda

Boleto contará com grande NOVIDADE para concorrer com o Pix; Entenda

O Pix, ferramenta de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central, revolucionou a forma com que os brasileiros realizam pagamentos, tornando outros métodos como TED, DOC e boletos “ultrapassados”.

Nesse sentido, visando a modernização e maior competitividade com o Pix, os boletos contarão com uma novidade a partir do ano que vem. Em 2024, mais precisamente a partir de 19 de janeiro, o boleto que foi pago será liquidado da cobrança no sistema interbancário no mesmo dia do pagamento.

Atualmente, quando um boleto é pago, os bancos demoram um dia útil para processar o valor, que em seguida é repassado para o destinatário do pagamento. Sendo assim, não haverá mudanças e nenhum custo adicional para o usuário que pagar boletos. Por outro lado, os credores terão um grande benefício com a agilização do processo.

A novidade faz parte de um projeto de modernização dos boletos, o qual inclui 113 bancos que utilizam o produto. Essas informações foram obtidas antecipadamente pelo Valor Investe, em entrevista com Walter Faria, diretor adjunto de Operações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Declarações sobre a mudanças nos boletos

Walter Faria afirmou: “Desde a implantação da base centralizada de dados interligada às instituições financeiras, em 2017, havia a discussão do que seria viável para modernizar a cobrança. Com a chegada do Pix, agilizamos a entrega para que o boleto não perdesse terreno, especialmente para o Pix cobrança”.

O novo sistema que deverá agilizar os processos dos boletos já está em fase de homologação pela Núclea, uma tech company que surgiu a partir da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

O Superintendente de Negócios da Núclea, Leonardo Ribeiro, explicou que a intenção era de lançar o novo sistema para boletos ainda em outubro deste ano, porém, a Black Friday e o Natal geram um grande aumento nas compras, que muitas vezes ocorrem com boletos, o que poderia gerar uma sobrecarga.

“Apesar do boleto não ser o queridinho do e-commerce na hora de vender, ele ainda está muito presente no cotidiano de escolas, seguradoras e das empresas que precisam pagar seus fornecedores, por exemplo. Em janeiro a volumetria de boletos registrados no sistema arrefece, então, reduzimos os riscos e a possibilidade de algum impacto para os bancos que trabalham com o boleto como cobrança”, afirma.

No primeiro momento, a expectativa é de que 40% de todos os boletos pagos sejam liquidados no mesmo dia, sendo que não existirá distinção entre boletos físicos e eletrônicos. Com isso, a expectativa é de que o meio de pagamento seja mais atrativo frente ao Pix.

Boleto contará com grande NOVIDADE para concorrer com o Pix; Entenda
Boleto contará com grande NOVIDADE para concorrer com o Pix; Entenda
Foto: Canva.

Boleto Pix

O banco digital PagBank anunciou recentemente o lançamento do chamado “BolePix”. A novidade nada mais é do que um boleto tradicional, porém com um QR Code que permite o pagamento via Pix. Sendo assim, os clientes da empresa podem realizar o pagamento com o sistema, transferindo os valores instantaneamente para o vendedor.

Com o lançamento, o PagBank amplia suas soluções financeiras oferecidas pelo aplicativo, beneficiando tanto os clientes da fintech como os vendedores. Deve-se destacar que o “BolePix” também permite que os usuários paguem o boleto da maneira tradicional, através do código de barras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?