O Pix, ferramenta de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central, revolucionou a forma com que os brasileiros realizam pagamentos, tornando outros métodos como TED, DOC e boletos “ultrapassados”.
Nesse sentido, visando a modernização e maior competitividade com o Pix, os boletos contarão com uma novidade a partir do ano que vem. Em 2024, mais precisamente a partir de 19 de janeiro, o boleto que foi pago será liquidado da cobrança no sistema interbancário no mesmo dia do pagamento.
Atualmente, quando um boleto é pago, os bancos demoram um dia útil para processar o valor, que em seguida é repassado para o destinatário do pagamento. Sendo assim, não haverá mudanças e nenhum custo adicional para o usuário que pagar boletos. Por outro lado, os credores terão um grande benefício com a agilização do processo.
A novidade faz parte de um projeto de modernização dos boletos, o qual inclui 113 bancos que utilizam o produto. Essas informações foram obtidas antecipadamente pelo Valor Investe, em entrevista com Walter Faria, diretor adjunto de Operações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Declarações sobre a mudanças nos boletos
Walter Faria afirmou: “Desde a implantação da base centralizada de dados interligada às instituições financeiras, em 2017, havia a discussão do que seria viável para modernizar a cobrança. Com a chegada do Pix, agilizamos a entrega para que o boleto não perdesse terreno, especialmente para o Pix cobrança”.
O novo sistema que deverá agilizar os processos dos boletos já está em fase de homologação pela Núclea, uma tech company que surgiu a partir da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).
O Superintendente de Negócios da Núclea, Leonardo Ribeiro, explicou que a intenção era de lançar o novo sistema para boletos ainda em outubro deste ano, porém, a Black Friday e o Natal geram um grande aumento nas compras, que muitas vezes ocorrem com boletos, o que poderia gerar uma sobrecarga.
“Apesar do boleto não ser o queridinho do e-commerce na hora de vender, ele ainda está muito presente no cotidiano de escolas, seguradoras e das empresas que precisam pagar seus fornecedores, por exemplo. Em janeiro a volumetria de boletos registrados no sistema arrefece, então, reduzimos os riscos e a possibilidade de algum impacto para os bancos que trabalham com o boleto como cobrança”, afirma.
No primeiro momento, a expectativa é de que 40% de todos os boletos pagos sejam liquidados no mesmo dia, sendo que não existirá distinção entre boletos físicos e eletrônicos. Com isso, a expectativa é de que o meio de pagamento seja mais atrativo frente ao Pix.
Boleto Pix
O banco digital PagBank anunciou recentemente o lançamento do chamado “BolePix”. A novidade nada mais é do que um boleto tradicional, porém com um QR Code que permite o pagamento via Pix. Sendo assim, os clientes da empresa podem realizar o pagamento com o sistema, transferindo os valores instantaneamente para o vendedor.
Com o lançamento, o PagBank amplia suas soluções financeiras oferecidas pelo aplicativo, beneficiando tanto os clientes da fintech como os vendedores. Deve-se destacar que o “BolePix” também permite que os usuários paguem o boleto da maneira tradicional, através do código de barras.