Na tarde desta segunda-feira (30), o mundo do futebol vai parar para acompanhar a premiação da Bola de Ouro. Trata-se de um prêmio gerido pela revista France Football, que escolhe o melhor jogador de futebol do mundo todos os anos. Em 2023, o evento ocorre na cidade de Paris, a partir das 16h, pelo horário de Brasília.
De acordo com informações de especialistas na área, o argentino Lionel Messi é mais uma vez o grande favorito a conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo. Na temporada passada, ele foi fundamental para levar a Argentina a conquistar o tricampeonato mundial na Copa do Mundo do Catar.
Quem mais está concorrendo
Mas outros nomes correm por fora nesta disputa. O norueguês Erling Haaland, por exemplo, está disputando o título de melhor jogador do mundo. Ele é ninguém menos do que o artilheiro do Manchester City, campeão inglês e europeu na última temporada.
Quem também está disputando o título de melhor jogador do mundo é o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-German. Ele foi uma das peças fundamentais para levar a França a disputar duas finais de Copa do Mundo de maneira consecutiva, sendo uma 2018 e a outra em 2022.
Representando o Brasil, está o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid. Ele esteve no time em conquistas recentes da Champions League e do Mundial de Clubes, por exemplo.
Abaixo, você pode conferir a lista completa de jogadores indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo.
- Gvardiol (Croácia/RB Leipzig/Manchester City);
- Onana (Camarões/Inter de Milão/Manchester United);
- Benzema (França/Real Madrid/Al-Ittihad);
- Musiala (Alemanha/Bayern de Munique);
- Salah (Egito/Liverpool);
- Bukayo Saka (Inglaterra/Arsenal);
- De Bruyne (Bélgica/Manchester City);
- Bellingham (Inglaterra/Borussia Dortmund/Real Madrid);
- Kolo Muani (França/Eintracht Frankfurt/PSG);
- Bernardo Silva (Portugal/Manchester City);
- Kvaratskhelia (Geórgia/Napoli);
- Barella (Itália/Inter de Milão);
- Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa);
- Rúben Dias (Portugal/Manchester City);
- Haaland (Noruega/Manchester City);
- Gündogan (Alemanha/Manchester City/Barcelona);
- Odegaard (Noruega/Arsenal);
- Bono (Marrocos/Sevilla/Al-Nassr);
- Julián Álvarez (Argentina/Manchester City);
- Vinicius Junior (Brasil/Real Madrid);
- Rodri (Espanha/Manchester City);
- Griezmann (França/Atlético de Madrid);
- Messi (Argentina/PSG/Inter Miami);
- Lautaro Martínez (Argentina/Inter de Milão);
- Lewandowski (Polônia/Barcelona);
- Kim Min-Jae (Coreia do Sul/Napoli/Bayern de Munique);
- Modric (Croácia/Real Madrid);
- Mbappé (França/PSG);
- Osimhen (Nigéria/Napoli);
- Kane (Inglaterra/Tottenham/Bayern de Munique).
Onde será transmitido
De acordo com informações oficiais, a premiação da Bola de Ouro deste ano de 2023, será transmitida para o Brasil através de emissoras esportivas como é o caso do SporTV e da TNT Sports, por exemplo. Nos diferentes canais, a transmissão deverá ser iniciada com cerca de 15 minutos de antecedência.
Como o prêmio funciona
De acordo com as informações oficiais, a revista France Football leva em consideração a temporada europeia para apontar uma lista com 30 nomes (já listados acima). Logo depois, jornalistas de 180 países podem ordenar do primeiro ao quinto colocado aqueles que, na visão deles, foram os cinco melhores jogadores da temporada.
Esta pontuação poderá ser somada para definir o vencedor do prêmio Bola de Ouro. Não há nenhuma novidade em relação ao processo de escolha dos nomes em anos anteriores.
O representante brasileiro na votação é o narrador do SBT, Cleber Machado. Ele falou sobre o processo de escolha em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.
“A própria revista oferece a lista. A sugestão dela é o mesmo critério que eu uso: desempenho do jogador na temporada, não do mundo de todos os tempos. Às vezes, as pessoas confundem. Não é para dizer se o Messi é melhor do que o Modric. É dizer que naquele ano o Modric foi o melhor jogador do mundo. Então, uso como critério o desempenho individual, a técnica, importância para o time e o resultado da equipe e seleção na temporada. As competições, como Copa do Mundo e Champions League, têm bastante peso”, afirmou Cleber
História da Bola de Ouro
Hoje, a Bola de Ouro é considerado um dos principais prêmios individuais do futebol internacional. Trata-se de uma tradicional premiação, que ocorre anualmente desde 1956. A única exceção foi 2020, quando a solenidade foi cancelada por causa dos efeitos da pandemia do coronavírus.