Atualmente, a realidade de vários indivíduos no Brasil é composta pelos serviços digitais bancários. Um número crescente de pessoas está adotando a bancarização online como parte desse processo. Um exemplo claro disso é o uso do cartão Nubank.
Muitos optam por utilizar um banco digital, como é o caso da fintech roxinha, uma das favoritas do país, constantemente reconhecida em listas das maiores instituições financeiras. Portanto, é crucial compreender como preservar essa conta sem enfrentar bloqueios ou interferências indesejadas, inclusive com o cartão Nubank.
Medida de precaução para bloqueio do cartão Nubank
Antes de tudo, é essencial ter em mente que essa ação visa à segurança. Portanto, aqueles que já passaram por tal situação devem sempre manter-se vigilantes em relação à sua conta.
Mas, afinal, esse bloqueio do cartão Nubank é preventivo? Trata-se de medidas adotadas para proteger clientes de transações suspeitas, bem como fraudes de qualquer natureza. Em outras palavras, quando a instituição identifica atividades incomuns para determinado cliente ou que possam ser consideradas fraudulentas, ocorre esse tipo de bloqueio.
A intenção dessa ação é, precisamente, garantir que haja segurança financeira dos clientes do banco. Além disso, ela contribui para reduzir as chances dos prejuízos decorrentes de transações fraudulentas perpetradas por criminosos e golpistas.
Quando acontece esse bloqueio?
Em relação a esse assunto, é comum que ocorra o bloqueio preventivo quando os sistemas de segurança identificam algum tipo de sinal de alerta. Ou seja, o Nubank toma essa medida quando detecta potenciais riscos em uma transação.
Existem indicadores frequentes que levam a esse bloqueio preventivo. Alguns exemplos são:
- Compras atípicas para o cliente em questão;
- Compras com alto valor, como gastar repentinamente R$ 15 mil quando a média mensal costuma ser de R$ 1 mil;
- Transações dentro de sites suspeitos;
- Valores acima do padrão nos sites não usuais para o cliente.
Como saber se cartão Nubank será ou não bloqueado?
Por fim, é válido lembrar que clientes recebem notificações em caso de atividades suspeitas. Portanto, a sugestão para evitar o bloqueio do Nubank é manter as notificações do banco ativadas. Se aparecer na tela inicial do aplicativo a pergunta “Você reconhece suas últimas compras?”, responda “Sim” ou “Não”.
Se as compras forem realmente suas, a opção desbloqueará seu cartão normalmente. No entanto, caso não tenha sido você, seu cartão poderá ser “congelado” e haverá um direcionamento para um atendimento.
Também é importante ressaltar que caso não reconheça uma compra em seu cartão de crédito, basta indicar na fatura. Então, o cartão também terá um bloqueio, recebendo outro enquanto a situação fica em análise.
Outras medidas incluem evitar colocar o cartão em determinados sites e, quando possível, efetuar compras no débito. E, obviamente, nunca compartilhe senha e códigos de segurança.
Integração Nubank e Uber
O Nubank e a Uber estabelecem uma parceria inovadora para a implementação do NuPay. Este é um serviço de pagamento exclusivo do Nubank, como opção de pagamento no aplicativo de viagens com apenas um toque.
A novidade permite que os clientes aprovem os pagamentos no crédito ou débito apenas uma vez pelo app do Nubank, garantindo total segurança. A disponibilização desse método de pagamento no app da Uber, exclusivo para clientes Nu, será gradualmente introduzida para todos os clientes no Brasil nas próximas semanas.
Os clientes, então, terão a oportunidade de realizar pagamentos automáticos no app da Uber, sem a necessidade de compartilhar informações do cartão. Ademais, quem utilizar o NuPay terá acesso a um limite extra, possibilitando o pagamento das viagens no crédito sem afetar o limite pré-aprovado do cartão.
Com essa inovação, o cliente autoriza os pagamentos para a Uber via NuPay. Então, para isso, utilizará sua senha de quatro dígitos pelo app do Nubank apenas na primeira utilização, proporcionando ainda mais agilidade nesse meio de pagamento.
Aprimoramento das experiências
Para aprimorar a experiência do uso do NuPay como meio de pagamento, o Nubank oferece aos clientes, oportunidade de ter um limite extra para diversas compras. Contudo, será de acordo com seu perfil e análise de crédito. Dessa forma, o usuário pode adquirir produtos ou serviços em estabelecimentos que aceitam esse método de pagamento sem utilizar o limite de crédito do cartão Nubank.
Há aproximadamente um mês, o Nubank também anunciou o NuPay como opção de pagamento no iFood. Essa integração, assim como a parceria com a Uber, demonstra o avanço da tecnologia exclusiva de pagamentos para os clientes Nubank e seu potencial de benefícios, como o limite extra, além da simplicidade em um processo de compra e venda totalmente digital.
Lançado em março de 2022, o NuPay foi desenvolvido para ser uma solução prática, simples e segura de pagamento online. Atualmente, além da Uber e iFood, o NuPay está disponível em mais de 160 e-commerces, como Cônsul, Cobasi, PositivoTecnologia e Reserva, e em mais de 6 mil estabelecimentos dos clientes da conta PJ do Nubank.