Até as 17h desta sexta-feira (26), o número de vendas pela Internet na Black Friday já atingiu a marca de 5,6 milhões, o que é praticamente a mesma quantidade de 2020. Os números devem ficar bem próximos a Black Friday de 2020, pois já estamos nas últimas horas da edição deste ano.
Entre as justificativas para o número ficar um pouco abaixo mesmo com a reabertura da economia, está o alto índice de inflação que se aproxima dos 11% e a desvalorização do real frente ao dólar, sem uma perspectiva positiva para o curto prazo, além do cenário de desemprego alto.
O levantamento foi realizado pela Neotrust, que apontou o número total de compras realizadas pela Internet desde o primeiro minuto da quinta-feira (25), até as 17h desta sexta-feira (26), chegando a marca de 5,6 milhões.
Movimentação da Black Friday pelas capitais do país
Em Recife, as primeiras horas do dia começaram com pouco movimento, mesmo que o comércio tenha aberto as portas mais cedo. Mesmo assim, algumas pessoas aproveitaram as primeiras horas da manhã para comprar televisões, fraldas e outros itens.
Porém, por conta do cenário de inflação, a edição da Black Friday de 2021 no Recife teve menos procura nas lojas, com a explicação das pessoas que não têm o porquê de acordar cedo para comprar coisas que continuam caras como antes do período de “promoções”.
E na capital mineira, Belo Horizonte, as pessoas também saíram cedo de casa para buscarem descontos. Alguns dos comerciantes afirmaram que já estavam a dois meses pesquisando por produtos com preços promocionais.
Ofertas que seguem no ar e valem a pena
Alguns sites e lojas ainda estão com produtos em oferta mesmo com o final da Black Friday e ainda assim vale a pena conferir, mesmo que os descontos não sejam tão atraentes. A gente separou algumas sugestões que valem a pena, sobretudo os eletrônicos.
Uma oferta que está em vigor e que vale a pena, é garantir uma máquina de corte da Vertix, que é composta por um motor profissional, com lâmina de aço inoxidável e que alavanca com níveis de ajuste de altura. Antes da Black Friday este produto estava com um preço médio de R$ 231,73, sendo que agora baixou para R$ 129,77.
Se arrependeu das compras durante a Black Friday? Veja como proceder
As vezes acabamos exagerando nas compras, sobretudo em período de Black Friday. Como vemos muitas oportunidades e ofertas tentadoras, a conta acaba chegando, literalmente.
Em um resumo, o consumidor em muitos casos acaba se arrependendo de ter adquirido algo e é preciso desde já saber o que ele pode recorrer no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
É sempre necessário ter atenção, pois geralmente as compras de Black Friday só podem ser canceladas pela Internet ou pelo telefone. Fica permitido ao cliente desistir da compra, sem nenhuma justificativa, no período de até 7 dias corridos da sua compra, sem a cobrança de multa pela sua compra.