A Black Friday está cada vez mais perto e cada vez mais a população tem falado sobre as promoções que acontecerão durante o período. Assim, tem se preparado para ir às compras e garantir as melhores ofertas.
No entanto, não são apenas os consumidores que estão se preparando. Isso porque este período há uma grande procura por promoções especiais, o que pode abrir grandes portas para criminosos aplicarem golpes contra os consumidores.
Por isso, é importante ficar atento e se blindar contra os possíveis golpes para não ficar no prejuízo. Para te ajudar, nós selecionamos 10 dicas super importantes que te tornarão À PROVA DE GOLPES! Por isso, confira agora mesmo as nossas dicas e aprenda a se proteger durante as compras.
Black Friday: 10 dicas para se blindar contra golpes
A seguir, veja 10 dicas simples de cuidados que você não pode deixar de ter durante as suas compras nesta Black Friday. Veja como ficar blindado contra golpes!
1 – Links estranhos e anúncios na Black Friday
A nossa primeira dica é um dos primeiros princípios para não cair em golpes: nunca clique em links ou anúncios estranhos na internet.
Muitos criminosos criam anúncios na internet para atrair a atenção dos consumidores. Normalmente, estes anúncios são bem chamativos e atrativos. Outra técnica é enviar links, seja por meio de e-mail, WhatsApp ou até mesmo por mensagem de texto.
Por isso, nunca clique em um link ou anúncio que você não reconheça a origem. Se ver uma promoção de uma loja conhecida, prefira acessar a página oficial da loja e verificar a veracidade das informações, ao invés de clicar no anúncio.
2 – O site é seguro?
Esteja certo de que o site que você está comprando é seguro. Existem várias formas de você verificar as informações do site. A primeira é verificando o CNPJ da empresa na Receita Federal, a fim de confirmar se ela está regular e ativa.
O Procon de cada estado também publica em suas página na internet os sites que não são recomendados por ele, ou seja, sites suspeitos.
Você também poderá acessar o site Reclame Aqui, onde encontrará informações sobre várias empresas e verificar a experiência de outras pessoas com elas.
3 – É possível confiar no “https”?
Por muito tempo, verificar o cadeado ou a presença do “https” em um site era sinal de segurança. No entanto, este é apenas um sinal de que o site é criptografado.
Assim, o criminoso também consegue criar um site com essas características. Dessa forma, nunca confie cegamente neste mecanismo.
4 – Dados do boleto bancário
Vai pagar por meio de boleto bancário? Sempre confira os dados da pessoa que irá receber o valor, que é identificado como “favorecido”. Além disso, nunca esqueça de conferir se o valor está correto e o banco de destino.
5 – Cartão virtual
Muitos bancos oferecem o cartão virtual como mais um meio de segurança para os seus clientes. Basicamente, você consegue criar um cartão virtual para cada compra que realizar na internet.
Após fazer o pagamento, você poderá excluir o cartão. Assim, os seus dados, como o número do seu cartão principal, estarão protegidos contra possíveis golpes.
Por isso, nesta Black Friday este é um recurso extremamente importante para a sua segurança.
6 – Perfis falsos na Black Friday
Uma estratégia muito utilizada pelos criminosos é a criação de perfis falsos nas redes sociais exclusivamente para aplicar golpes na Black Friday. Assim, eles criam o perfil e realizam vendas que jamais serão entregues.
Por isso, confira sempre a autenticação do perfil, número de seguidores, publicações e verificação. De preferência, evite comprar por meio de redes sociais.
7 – Compre nos apps oficiais
Grandes varejistas tem oferecido aplicativos próprios para a compra segura de seus consumidores. Por isso, vale a pena utilizar esses apps nas suas compras, uma vez que eles podem oferecer mais segurança do que um site na internet.
8 – Desconfie de preços muito baixos
Os criminosos utilizam várias estratégias para atrair os consumidores. Uma delas é ofertar preços abaixo do mercado. Por isso, sempre desconfie caso o preço esteja muito abaixo do que os praticados pelas outras lojas.
9 – Tire print de tudo
Tire print de todo o processo da sua compra. Isso porque, você poderá se proteger caso o desconto não seja realmente aplicado ao final da compra. Dessa forma, você terá criado provas para buscar seus direitos por meio dos órgãos de proteção ao consumidor.
10 – Bom senso é tudo nesta Black Friday
Por fim, utilize o bom senso durante essa Black Friday. Dicas como não utilizar computadores públicos ou de terceiros para realizar as suas compras são muito bem vindas.
Além disso, nunca compartilhe suas informações pessoais com outras pessoas e certifique-se de que esteja em um ambiente seguro antes de finalizar a compra com os seus dados. Dessa forma, você estará, de fato, blindado contra os golpistas!