Na próxima sexta-feira, dia 26, ocorre a Black Friday, uma grande oportunidade para o comércio, considerando que também se trata de uma retomada às atividades normais, dentro do cenário pós pandemia.
No entanto, para que você, lojista, independentemente de atuar de maneira online ou presencial, ou seja, se a sua loja é física ou um e-commerce, deve se atentar a alguns pontos estratégicos. Confira algumas dicas!
Primeiramente, faça um plano estratégico voltado para o evento. Através desse plano é possível que você saiba quais são as suas reais ameaças, quais são as oportunidades que você possui dentro do seu mercado de atuação, bem como, é possível observar e analisar o que você controla e o que não controla, considerando os fatores internos e externos. A análise Swot é uma ferramenta importante para essa finalidade.
Posteriormente, é necessário que você elabore um plano de ação; são muitas as ações pertinentes a esse tipo de evento. Você pode gerar ações que objetivam a fidelização do seu cliente, gerando cupons de desconto progressivo, premiação do cliente por indicação, realizando algum tipo de promoção para a opção “compre e retire”, já que, por conta do sistema omnichannel, na atualidade, é possível que o cliente compre em um canal de vendas e retire em outro, principalmente para quem possui e-commerce e lojas físicas, ou seja, há uma gama de possibilidades que podem ser oriundas da Black Friday.
Além disso, é importante que você faça eventos anteriores e posteriores ao dia do evento; considerando que é uma forma de você elevar suas vendas por um período maior. Bem como, é uma maneira de descongestionar os acessos ao seu site no próprio dia da Black Friday.
Pode ser interessante você criar promoções que levam o cliente até as compras de Natal, já que há um período de um mês entre um evento e outro. Assim sendo, considerando o período de compras, são muitas as ações que o lojista pode fazer para transformar a Black Friday em uma oportunidade.
No entanto, não menos importante, dentro do seu planejamento, faça a gestão de estoque, verifique o prazo de entrega estipulado. Caso necessário, decida contratar trabalhadores temporários para que você possa entregar ao cliente o que foi prometido.
Dentre todos os planejamentos pertinentes à Black Friday, é necessário que a empresa garanta uma experiência com o cliente. Por isso, esse é um ponto considerado dentro de um planejamento, assim como, as ações de marketing digital devem ser corroboradas pela empresa de maneira holística. Por isso, quanto mais planejada for a sua atuação, maiores são as chances de sucesso, considerando a elevação das vendas no final do ano.