Na próxima sexta-feira, dia 26, ocorre a Black Friday, uma grande oportunidade para o comércio, considerando que também se trata de uma retomada às atividades normais, dentro do cenário pós pandemia.
Black Friday e a retomada comercial no cenário pós pandemia
No entanto, para que você, lojista, independentemente de atuar de maneira online ou presencial, ou seja, se a sua loja é física ou um e-commerce, deve se atentar a alguns pontos estratégicos. Confira algumas dicas!
Análise Swot
Primeiramente, faça um plano estratégico voltado para o evento. Através desse plano é possível que você saiba quais são as suas reais ameaças, quais são as oportunidades que você possui dentro do seu mercado de atuação, bem como, é possível observar e analisar o que você controla e o que não controla, considerando os fatores internos e externos. A análise Swot é uma ferramenta importante para essa finalidade.
Diversas ações e as facilidades omnichannel
Posteriormente, é necessário que você elabore um plano de ação; são muitas as ações pertinentes a esse tipo de evento. Você pode gerar ações que objetivam a fidelização do seu cliente, gerando cupons de desconto progressivo, premiação do cliente por indicação, realizando algum tipo de promoção para a opção “compre e retire”, já que, por conta do sistema omnichannel, na atualidade, é possível que o cliente compre em um canal de vendas e retire em outro, principalmente para quem possui e-commerce e lojas físicas, ou seja, há uma gama de possibilidades que podem ser oriundas da Black Friday.
Antes e depois do evento
Além disso, é importante que você faça eventos anteriores e posteriores ao dia do evento; considerando que é uma forma de você elevar suas vendas por um período maior. Bem como, é uma maneira de descongestionar os acessos ao seu site no próprio dia da Black Friday.
Pode ser interessante você criar promoções que levam o cliente até as compras de Natal, já que há um período de um mês entre um evento e outro. Assim sendo, considerando o período de compras, são muitas as ações que o lojista pode fazer para transformar a Black Friday em uma oportunidade.
Estoque, prazos e entrega da experiência ao cliente
No entanto, não menos importante, dentro do seu planejamento, faça a gestão de estoque, verifique o prazo de entrega estipulado. Caso necessário, decida contratar trabalhadores temporários para que você possa entregar ao cliente o que foi prometido.
Ações de marketing digital
Dentre todos os planejamentos pertinentes à Black Friday, é necessário que a empresa garanta uma experiência com o cliente. Por isso, esse é um ponto considerado dentro de um planejamento, assim como, as ações de marketing digital devem ser corroboradas pela empresa de maneira holística. Por isso, quanto mais planejada for a sua atuação, maiores são as chances de sucesso, considerando a elevação das vendas no final do ano.