De acordo com um levantamento feito pela Neotrust, a Black Friday 2021 deve gerar cerca de 8,5 milhões de compras no comércio online. A pesquisa foi feita com 2.248 brasileiros por todo o país e analisou vários perfis de consumo. O estudo constatou que 59% dos entrevistados pretendem comprar algum produto durante a Black Friday.
Dos entrevistados que planejam participar da promoção neste ano, 91% pretendem usar o cartão de crédito, 25% devem utilizar o PIX, sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central. Para Fabrício Dantas, presidente da Neotrust, a Black Friday 2021 pode ser uma oportunidade para que os lojistas ampliem a participação do PIX nas vendas online.
Além dos meios de pagamento citados anteriormente, 17% dos entrevistados afirmaram que devem usar o boleto bancário como forma de pagamento durante o período de promoções e 14% devem utilizar o cartão de débito.
Segundo a Neotrust, do total de participantes que devem aproveitar as promoções da Black Friday 2021, 49% dos consumidores afirmaram ter interesse em investir em produtos eletrônicos, 41% em eletrodomésticos, 27% em moda e acessórios, 25% em equipamentos de informática e 25% em eletroportáteis.
Durante a pesquisa também foram citados outros produtos como telefonia (23,9%), beleza e perfumaria (23,5%), utilidades domésticas (18,5%), móveis (17,6%) e até mesmo alimentos e bebidas (17,6%).
Com a população aderindo cada vez mais às compras online, principalmente durante a Black Friday, é preciso ter cuidado com possíveis golpes ou fraudes. Uma tentativa de golpe muito frequente é o “phishing”, quando criminosos criam sites falsos muito semelhantes a empresas e oferecem descontos que não existem. Na maioria das vezes os descontos são exagerados, portanto, sempre que uma promoção parecer “boa até demais”, é importante fazer uma pesquisa antes de concluir a compra.
Ao realizar compras pela internet é recomendado pesquisar o site da empresa em navegadores confiáveis e evitar fazer compras direcionadas por links de sites desconhecidos. Além disso, é importante que os clientes confiram o CNPJ, telefone e endereço da empresa, que obrigatoriamente deve estar disponível na plataforma.
Outra dica bastante útil é conferir o site do Procon e checar se a plataforma é ou não confiável. Somente no Procon SP existe uma lista com mais de 500 sites que não são considerados confiáveis para realizar compras online.
De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os produtos com maior chance de ter descontos durante a Black Friday 2021 são headsets, perfumes femininos, cremes hidratantes, protetor solar e bronzeador e caixas de som bluetooth.
A CNC ainda pontuou que as chances do preço de consoles de videogames e jogos eletrônicos diminuírem durante a Black Friday são baixas. Para avaliar a previsão de descontos durante a Black Friday, a confederação cotou mais de dois mil preços de produtos. A pesquisa foi realizada durante 40 dias e encerrada no dia 16 de novembro.