Biomas Aquáticos: Desequilíbrio ecológico

Os biomas aquáticos são formados por grupos de seres vivos que vivem em água doce ou salgada, seguindo as condições ecológicas do ambiente. 

A saber, os principais biomas aquáticos são rios, oceanos, mares e lagos. Trata-se de um dos biomas mais importantes do planeta Terra. 

Biomas aquáticos aparecem constantemente em provas do Enem e de vestibulares de todo país, assim como em concursos da área ambiental. Acompanhe o artigo para entender mais detalhes sobre esse tema.

Principais tipos de seres vivos que vivem nos Biomas Aquáticos

Veja abaixo os principais tipos de seres vivos que vivem em biomas aquáticos:

Plânctons

Os plânctons são seres microscópicos que vivem na superfície da água. O fitoplâncton marinho tem algas, ademais são clorofilados e grandes produtores de oxigênio para nossa atmosfera. 

Além disso, o zooplâncton, que são pequenos animais aquáticos, se alimentam de substâncias orgânicas produzidos por outros seres vivos. 

Bentos

Os bentos são seres vivos que vivem agrupados ao substrato marinho. Um bom exemplo deles são os corais que vivem de forma fixa. 

Já os caranguejos, vermes marinhos e algumas espécies de moluscos vivem próximo ao substrato, no entanto eles se movimentam. 

Nécton

São animais que se movimentam livremente pela coluna de água dos oceanos e mares. 

Eles utilizam-se de suas barbatanas ou outros apêndices, como por exemplo, peixes, mamíferos que vivem no mar e várias espécies de crustáceos. 

Biomas de Água Salgada

O planeta Terra tem ao menos ¾ do seu território coberto por oceanos, ou seja, trata-se do maior ecossistema existente. Por isso, milhares e milhares de espécies de seres vivos marinhos vivem neles. 

Além disso, dependendo da incidência de luz nas águas dos oceanos, elas podem ser classificadas em:

  • Zona Fótica: Pode chegar até 180 metros de profundidade aproximadamente. Esta zona recebe luz solar, e por isso é tomada por seres vivos que necessitam de luz.
    Desse modo, boa parte dos peixes e mamíferos marinhos vivem nessa zona oceânica.

  • Zona Afótica: São águas encontradas embaixo da zona fótica, entretanto elas não são contempladas pela luz solar.
    A pressão da água possui um forte fluxo, pois aumenta de acordo com a profundidade. A falta da luz solar a pressão dificulta a sobrevivência das espécies.
    Todavia, na zona afótica vivem somente bactérias, vermes, peixes, crustáceos e moluscos. 

Biomas de Água Doce

A luz solar e uma boa quantidade de oxigênio ajudam muito na manutenção da vida de diversas espécies de peixes e anfíbios. 

Além disso, podemos destacar como principais animais de água doce:

  • Peixe
  • Tartarugas
  • Golfinhos
  • Ariranha
  • Lontra
  • Capivara
  • Jacarés
  • Crocodilos
  • Entre outros

No entanto, devido o crescimento desenfreado das cidades nas últimas décadas, tem desencadeado a poluição de rios e lagos em todo país. 

Por isso, a vida de vários animais marinhos que habitam biomas de água doce tem entrado em extinção. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre Biomas Aquáticos?

Não deixe de ler também – Biologia Marinha: Dicas de documentários para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.