O processo de eutrofização ocorre de maneira natural por causa da acumulação excessiva de material orgânico oriundo de esgotos e por conta do desenvolvimentos das algas.
Em síntese, trata-se do acúmulo de matéria orgânica nos ambientes aquáticos, principalmente onde a água é pouco movimentada, como por exemplo:
- Rios
- Lagos
- Represas
Além disso, resulta em um mau odor e a água fica com aspecto turvo. Podemos dizer que a eutrofização possui origem natural ou antrópica; veja:
- Eutrofização natural: Oriunda dos próprios elementos presentes na natureza, desenvolvendo-se de modo espontâneo e lento.
- Antrópica ou artificial: Ocorre de forma rápida por conta da interferência humana no meio ambiente, tendo como principal causa a poluição das águas, ausência de saneamento, acúmulo de lixo doméstico e industrial, despejo de substâncias nocivas que contaminam os lençóis freáticos.
Ficar por dentro da eutrofização poderá ajudá-lo nas avaliações futuras e no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Como ocorre a eutrofização?
A matéria orgânica é decomposta de forma natural, o seu excesso, no entanto, acaba alterando o processo, fazendo com que as algas se desenvolvam, aumentando o número dos seres decompositores, como por exemplo às bactérias aeróbicas.
Esse processo acontece por conta de dejetos humanos, de animais e uso de fertilizantes no solo que chegam às águas potencializando o número de nutrientes disponíveis, promovendo a proliferação das algas.
Além disso, a água acaba ficando turva, com aspecto bem diferente quando as algas morrem.
Consequências
As camadas que desenvolvem-se sobre a água impedem a fotossíntese e a sua oxigenação. Do mesmo modo que os decompositores e algas acabam se proliferando, aumentando o consumo de oxigênio.
Dessa maneira, a quantidade de oxigênio gasto pelas algas e seus decompositores acaba não sendo suficiente para os peixes e por isso eles acabam morrendo.
Todavia, tem-se o aumento de seres que não precisam de oxigênio, como no caso das bactérias anaeróbicas, que contaminam e provocam diversas doenças.
Além disso, por conta da escassez de oxigênio na água, o ecossistema aquático acaba habitado somente por bactérias anaeróbicas, pois essas não precisam de oxigênio.
Dessa maneira, a água acaba contaminada e imprópria para uso, tendo em vista que ela pode ocasionar diversas doenças.
Por fim, uma das soluções para eutrofização passa pelo combate sério à poluição com investimentos em coleta e tratamento de resíduos. Pois, o tratamento da água é primordial para o funcionamento sadio dos ambientes aquáticos.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre eutrofização?
Não deixe de ler também – Biologia: Entenda o Ciclo do Fósforo.