Biologia: Entenda a biorremediação

A biorremediação também conhecida de remediação biológica é um procedimento desenvolvido para minimizar os impactos ambientais por conta da poluição. 

Através dele são usados agentes biológicos degradadores, dentre eles podemos citar microorganismos como bactérias, fungos, leveduras, enzimas, entre outros. 

Ademais, esses microorganismos acabam desintoxicando as áreas contaminadas pela poluição. 

Ou seja, eles retiram e neutralizam vários poluentes tóxicos, sejam eles orgânicos ou inorgânicos do meio ambiente, podendo estar presentes no solo, na água, entre outros. 

A saber, o microorganismo usado no processo de biorremediação metaboliza e gasta o contaminante. Dessa maneira, ele libera o gás carbônico (CO2) e água (H2O). 

Um exemplo popular onde a biorremediação pode ser usado é na contaminação dos solos e rios por petróleo e seus derivados. 

Vantagens e desvantagens da biorremediação

A seguir fique por dentro das vantagens e desvantagens da biorremediação; veja:

Vantagens

A biorremediação é um processo seguro. Por isso, ele não impacta negativamente o meio ambiente e as pessoas que vivem nas proximidades. 

Ademais, a biorremediação possui um baixo custo quando comparada com outros tipos de tratamentos. 

Desvantagens

Alguns procedimentos utilizados na biorremediação acabam lentas, assim como o uso de microorganismos que não vivem no local podem contribuir para o estabelecimento de um desequilíbrio ecológico. 

Tipos 

Em síntese, existem dois tipos de biorremediação; são elas:

  • Biorremediação In-situ: Trata-se o material no próprio local, extinguindo a necessidade de transportar o material, entretanto o procedimento acontece de maneira lenta. 
  • Biorremediação Ex-situ: Trata-se o material contaminando longe da sua origem. Utiliza-se esse procedimento para frear a rápida contaminação. 

Técnicas utilizadas na biorremediação

A saber, os dois tipos de biorremediação necessitam da utilização de algumas técnicas peculiares, são elas:

In-Situ 

  • Atenuação Natural: Acontece por meio de uma descontaminação lenta por meio do monitoramento do local por um determinado período.
  • Bioaumentação: Utiliza-se microrganismos para gerar a degradação dos agentes contaminantes, sendo utilizada em locais de grande deterioração. 
  • Bioestimulação: Os microorganismos agem quando adiciona-se nutrientes orgânicos e inorgânicos no local contaminado. 
  • Fitorremediação: Busca-se estimular os microorganismos ao introduzirem plantas no local contaminado, utilizado em locais contaminados com metais pesados. 
  • Landfarming: Aplicado de maneira periódica por meio de um resíduo oleoso com carbono orgânico no local contaminado. 

Ex-Situ

  • Compostagem: Usada no tratamento do solo degradado. O solo acaba sendo retirado e colocado em forma de pilhas. Sendo assim, os microorganismos acabam transformando a poluição em matéria orgânica “CO2” e “H2O”. 
  • Biorreatores: Utiliza-se grandes tanques fechados, onde coloca-se o solo contaminado misturando-se com água. Estima-se que ao menos de 10% a 40% dos resíduos sólidos acabam suspensos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a biorremediação?

Não deixe de ler também – Biologia: 5 fatos sobre as florestas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.