O Big Brother Brasil, apresentado pela Rede Globo, se tornou uma referência em todo o país, não só pelo sucesso comercial, mas pela utilização de tecnologia de ponta durante o programa. Ademais, ele é considerado por muitos, como um grande laboratório de inovações técnicas, com um papel fundamental para a TV brasileira.
Além de ser uma atração campeã de audiência, que recebe patrocínios de valores exorbitantes, que chegam a R$1 bilhão, o BBB se tornou um laboratório de tecnologia, com inúmeros experimentos na área. Todavia, com sua inovação midiática, o programa inclusive forneceu a base para as plataformas do Globoplay, por exemplo.
A Rede Globo utilizou tecnologias avançadas desde o início do programa, através de seu sistema de votação e base de dados e informações. Aliás, até o momento, foram 23 edições do Big Brother, onde foi possível inovar e desenvolver novos conceitos midiáticos relacionados ao programa de maior sucesso da emissora.
Vale ressaltar que o BBB não fica preso a apenas um programa da TV. Há uma interação expressiva dos fãs do reality show em redes sociais, onde os fatos principais da atração são discutidos. Desse modo, há um aumento da sua audiência, tornando o programa um sucesso comercial.
Confira abaixo algumas tecnologias utilizadas no programa:
Smartwatches no BBB
No ano passado, na última edição do Big Brother, Boninho, o diretor do reality show, mostrou a todos os fãs do programa, como funcionava o relógio utilizado pelos participantes. A princípio, o aparelho era um Galaxy Watch 4, da Samsung. Ele explicou aos espectadores como era a tecnologia, que monitorava a saúde de todos.
Metaverso
Em 2022, o BBB realizou uma experiência midiática relacionada ao Metaverso. O participante Arthur Aguiar ganhou um prêmio que possibilitou a ele uma experiência relativa à tecnologia. Outro participante, Paulo André também foi contemplado. Eles receberam um óculos VR, que permite um mergulho em um mundo digital.
Equipe de mídia
O setor de tecnologia da emissora inclui a participação de milhares de profissionais ligados à área e também ao design. Os colaboradores que atuam no reality show são responsáveis pela criação das provas dos participantes, e também possibilitar que o programa tenha sempre novidades.
Metainformação
O fluxo de dados e a gestão do tráfego são importantíssimas para que se organize e se administre o trânsito de votações do reality show. Vale ressaltar que em 2020, o BBB bateu recordes relacionados ao seu paredão. No embate entre Manu Gavassi, Prior e Mari Gonzalez, houve cerca de 1,5 bilhão de votos, o maior já registrado.
Hub Digital da Globo
A equipe do Big Brother Brasil conta com um grupo seleto de profissionais de squads multidisciplinares, cientistas de dados, engenheiros, e muito mais. O sucesso do programa está relacionado com a sua estrutura tecnológica, viabilizando ao espectador, observar os participantes do programa, através de suas câmeras.
Para que o BBB dê certo, deve-se configurar, monitorar, otimizar e capturar os sinais ao vivo, nos estúdios. Em seguida, é preciso utilizar estas informações para compor o serviço de streaming da emissora no Globoplay, publicar seu conteúdo no Gshow, enviar os dados a sites, além de utilizar a plataforma de votação nos paredões.
A tecnologia utilizada na manutenção do programa garante a sua escala, agilidade e flexibilidade necessárias no dia a dia da atração. Para que tudo dê certo, é utilizada uma arquitetura de microserviços com uma dezena de componentes e sistemas, além de vários processos automatizados.
Os diretores do programa, utilizam sua base de dados de monitoração, para tomar certas decisões, de acordo com a sua necessidade. Através de todo seu aparato tecnológico, é possível contabilizar, por exemplo, cerca de 50 mil votos por segundo e milhões de visualizações de páginas no Gshow.
Tecnologia no Big Brother Brasil
Através da tecnologia, a emissora pode obter informações relacionadas a sua audiência e ao comportamento das pessoas que assistem o programa em suas casas. Dessa maneira, gera-se um grande valor para o negócio. Estes milhões de dados e informações coletadas norteiam a Rede Globo em seu reality show.
Os profissionais de tecnologia contratados para atuar no BBB procuram otimizar, evoluir e maximizar os resultados do ambiente relacionado à atração. As equipes são responsáveis por acompanhar o processo de votação, entregar conteúdo ao Gshow, live stream, player de vídeos, coleta de dados, e muito mais.