A bicicleta ergométrica emagrece e desenvolve a musculatura das pernas e do bumbum de uma maneira muito efetiva. Além disso, costuma ser recomendada no caso de algumas limitações, como lesões nas articulações, tendo em vista que a bicicleta ergométrica tende a ter um impacto menor do que quando comparada com a corrida, por exemplo.
Porém, os benefícios não param por aqui. No conteúdo de hoje vamos lhe apresentar as vantagens da bicicleta ergométrica e você compreenderá porque ela é uma forte aliada do processo de emagrecimento saudável.
Sim, e muito. A bicicleta ergométrica emagrece pois promove a queima calórica de até 230 calorias em apenas 30 minutos. Ou seja, queima mais calorias do que pular corda ou caminhar na rua! Por isso, muitas pessoas recorrem a esse treino (que tende a ser mais confortável) para perder peso com saúde e de uma maneira relativamente acelerada.
Que a bicicleta ergométrica emagrece, isso já ficou claro. Entretanto, este não é o único benefício envolvido com esta prática. Abaixo explanamos outras vantagens de pedalar:
Como mencionamos no começo de nosso artigo, a bicicleta ergométrica pode ser vista como um exercício de baixo impacto, desde que feita adequadamente. Isso porque não há tanto peso e pressão sobre as articulações e ligamentos, sendo uma ótima opção para quem está se recuperando de uma lesão, por exemplo.
As pernas e o bumbum ficam mais tonificados com um treino rotineiro de bicicleta ergométrica. Afinal, é preciso pôr a força do corpo sobre as pernas para pedalar e desenvolver a atividade.
A resistência muscular também se eleva. A partir do momento em que um músculo é tonificado, ele tende a suportar maiores cargas de exercícios e pesos sem fadigar. Além disso, os ligamentos e os ossos também ficam mais fortes e a pessoa apresenta mais resistência diante de exercícios e atividades cotidianas.
Assim como acontece com qualquer exercício, a bicicleta ergométrica auxilia na produção dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Em decorrência disso, tendemos a ter uma diminuição nas sensações de estresse e ansiedade, equilibrando assim a nossa saúde mental.
A circulação sanguínea melhora, levando mais nutrientes e vitaminas para todas as células do corpo. A oxigenação dos tecidos também fica ainda melhor, fazendo com que tenhamos uma saúde mais fortalecida.
Além de emagrecer, a bicicleta ergométrica também melhora a nossa capacidade cardíaca, fazendo com que os batimentos acelerem durante o treino e, consequentemente, isso fortaleça o coração e diminua as chances de doenças cardiovasculares.
Os níveis de açúcar e colesterol também ficam mais equilibrados, promovendo uma saúde cardíaca muito mais equilibrada, diminuindo as chances de infarto, por exemplo.
Lembre-se de ajustar a bicicleta de uma forma que você mantenha as costas eretas e os joelhos levemente flexionados. Em caso de dúvidas sobre a posição, converse com o seu educador físico para ajustar a sua bicicleta adequadamente.