Podemos encontrar o betacaroteno em frutas, verduras e legumes que têm um tom mais alaranjado, como a abóbora, o mamão e a cenoura, por exemplo. Essa substância é muito conhecida como importante para o mantimento do bronzeado na pele. Porém, não é apenas esse resultado que ela é capaz de proporcionar.
Diversos estudos apontam que o betacaroteno pode promover muitos benefícios para a pele, desde que seja consumido adequadamente, claro. Isto é, não basta encher a dieta com alimentos ricos em betacaroteno e esperar milagres, não é mesmo? Tudo é uma questão de equilíbrio e, em caso de dúvidas, é sempre importante conversar com o seu nutricionista.
Dito isso, sigamos para os possíveis efeitos positivos do betacaroteno na pele!
Benefícios do betacaroteno para a saúde da pele
O betacaroteno é uma substância muito presente em alimentos que têm a cor alaranjada, como vimos acima. Consiste em uma substância capaz de proteger a pele, agir com efeitos antioxidantes e até mesmo aumentar a imunidade.
Descubra os benefícios que esses alimentos podem providenciar para a nossa pele:
1. Auxilia na proteção contra os danos solares
O betacaroteno é capaz de auxiliar na proteção contra os danos causados pelos raios solares. Isso quer dizer que as suas células podem ficar mais protegidas contra o aparecimento de manchas ou queimaduras causadas pelo sol.
Obviamente, isso não significa que você possa, simplesmente, substituir o protetor solar por alimentos ricos em betacaroteno. É imprescindível continuar aplicando protetor, sem exagerar no consumo de alimentos que “podem proteger”, ok?
Dito de outra forma, essa substância pode agir como uma coadjuvante, não como uma protagonista na hora de proteger a saúde cutânea contra os danos causados pelo sol. 😉
2. Aumenta a imunidade
Além de proteger a pele do sol, ele também é capaz de proteger a nossa pele de uma forma um pouco mais indireta: estimulando o nosso sistema imunológico.
Na prática, isso quer dizer que as substâncias presentes em alimentos com betacaroteno podem auxiliar no aumento da imunidade ao expulsar radicais livres e outros agentes nocivos que impactam a imunidade.
3. Efeito antioxidante que combate o envelhecimento precoce
O efeito antioxidante é outro benefício que essa substância tem para nos oferecer.
Esse efeito é capaz de evitar a oxidação das células, uma vez que esse efeito pode resultar no aceleramento do envelhecimento cutâneo.
Logo, consumir, de maneira equilibrada e adequada, alimentos rico em betacaroteno, é proteger a sua pele contra os efeitos do tempo, dos radicais livres, e assim por diante.
4. Ajuda a preservar o colágeno da pele
Especialistas apontam que o betacaroteno também ajuda a preservar o colágeno da nossa pele, garantindo que ela fique mais firme e bonita por conta disso.
Por conta de tudo isso, podemos dizer que essa substância é uma verdadeira amiga da saúde da pele.
Porém, nada de exagerar na quantidade consumida, ok? Para saber a quantidade ideal para o seu organismo, sempre converse com um nutricionista. Pois apenas ele poderá apresentar a quantidade adequada. 😉